Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Frutose: veja os benefícios do açúcar das frutas

Conheça os benefícios da frutose e a diferença dela para o açúcar tradicional
Conheça os benefícios da frutose e a diferença dela para o açúcar tradicional

Atualmente, uma das preocupações de quem quer manter uma vida saudável é evitar açúcar, principalmente se for em excesso. Porém, não é necessário se privar de tudo que é doce, afinal existe um açúcar natural, que pode ser encontrado em alguns alimentos. A frutose pode ser uma opção para adoçar o consumo de alguns itens. E a Boa Notícia é que ela não apresenta os riscos da sacarose (açúcar tradicional). Agora, vamos explorar mais sobre os benefícios da frutose.

O que é a frutose e quais seus benefícios?

Ao Boa Notícia Brasil, a nutricionista Taliane Almeida explicou que “a frutose é conhecida como o açúcar das frutas”, uma vez que ela é encontrada de maneira natural em legumes e vegetais, além das frutas. É um açúcar simples que se metaboliza pelo corpo, principalmente pelo fígado. Um benefício é que quando se transforma em glicose, a frutose acaba sendo usada pelas células como fonte de energia. Mas também pode ser armazenada como gordura. Portanto, ela pode ser usada tanto como fonte de energia, mas também como adoçante.

Além disso, a profissional, que também é pós-graduanda em nutrição esportiva e estética, destacou que também se recomenda a frutose, em conjunto com a proteína, para recuperação muscular. Porém, ela lembra que um maior consumo de produtos in natura (frutas, legumes e verduras) é importante para a população como um todo. Tais alimentos devem ter preferência em relação aos ultraprocessados.

Leia também:

Por fim, outro benefício da frutose é relacionado com o sistema imunológico e com a hidratação. As frutas trazem água na sua composição, o que contribui do ponto de vista hídrico.

Qual a diferença entre a frutose é o açúcar tradicional?

Segundo Taliane, existem diferenças, por mais que ambos se tratem de açúcares. Por mais que ambos sejam açúcares, existem diferenças. “A frutose é um tipo açúcar natural, já a sacarose (açúcar refinado) é um carboidrato composto de frutose e glicose. ‘Que diferença isso faz?’ Nosso corpo metaboliza eles de maneira diferente, a sacarose tem índice glicêmico mais alto que a frutose. Ou seja, tem impactos diferentes no nosso corpo”.

Índice glicêmico, por sua vez, é a velocidade em que os carboidratos são metabolizados pelo nosso organismo. Portanto, é necessário que haja um equilíbrio para evitar picos de açúcar no sangue.

Excesso pode fazer mal

Embora possamos chamá-lo de “açúcar do bem”, o abuso de frutose pode ser prejudicial a saúde, sobretudo se derivado de produtos industrializados. Biscoito, bolo e refrigerante são alguns dos exemplos mais comuns. Xarope de glicose ou xarope de milho são os nomes que a indústria utiliza em seus produtos.

Todavia, a nutricionista ressalta que portadores de diabetes do tipo 2 deve ter cuidado mesmo com a frutose dos alimentos orgânicos. Isso porque o índice glicêmico dos alimentos é mais alto. Logo, a profissional explica que é necessário o consumo em conjunto com as fibras.

Onde encontrar os benefícios da frutose?

De acordo com Taliane, “a frutose se encontra comumente em alguns legumes e vegetais, como beterraba, cenoura e cebola. Assim como encontramos nas frutas. Na indústria podemos encontrá-la em alguns alimentos como: refrigerantes, bolos, biscoitos, sucos e até em molhos. Na listagem de ingredientes vindo como “xarope de milho”, “xarope de frutose”, sorbitol.”, finaliza.

Saiba mais sobre a frutose:

MAT'ÉRIAS RELACIONADAS

Últimas noticias