Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Top 10 cidades brasileiras com melhor qualidade de vida

As 10 melhores cidades brasileiras para morar foram reveladas pelo Imazon, com destaque para São Paulo, que ocupa oito posições no ranking.
Cidades

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançou recentemente, o Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), em parceria com a Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative. Este relatório inédito mede a qualidade de vida nss 5.570 cidades brasileiros e nas 27 unidades federativas.

O levantamento apontou que oito das dez melhores cidades para viver no país estão no estado de São Paulo, especialmente no interior. Gavião Peixoto, com menos de 5 mil habitantes, ocupou o primeiro lugar. Brasília e São Carlos também estão entre as melhores. Por outro lado, Uiramatã, em Roraima, teve a nota mais baixa.

Indicadores de qualidade de vida

Para compor o índice, foram utilizados 52 indicadores de fontes como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Esses dados são organizados em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. Cada dimensão possui quatro componentes, que formam uma média final de cada localidade.

As melhores cidades do ranking

  1. Gavião Peixoto (SP) – 74,49
  2. Brasília (DF) – 71,25
  3. São Carlos (SP) – 70,96
  4. Goiânia (GO) – 70,49
  5. Nuporanga (SP) – 70,47
  6. Indaiatuba (SP) – 70,47
  7. Gabriel Monteiro (SP) – 70,42
  8. Águas de São Pedro (SP) – 70,37
  9. Jaguariúna (SP) – 70,29
  10. Araraquara (SP) – 70,22

Atualizações anuais do índice

A partir de 2024, o Imazon atualizará anualmente o IPS Brasil, possibilitando acompanhar o desenvolvimento socioambiental das cidades. A atualização frequente permitirá a identificação de mudanças e o aprimoramento contínuo de políticas públicas, contribuindo para uma gestão mais eficiente em todo o país.

Este novo índice coloca o Brasil em linha com outros países que já adotaram iniciativas semelhantes, como México, Índia, Estados Unidos e Reino Unido, promovendo uma visão mais ampla e comparativa do progresso social global.

Últimas noticias