Desde o fim do mês de agosto, mas também durante todo o mês de setembro, boa parte do Brasil tem vivido ondas de calor. Algumas cidades registraram mais de 40 graus nesse período. Além disso, o clima seco e de baixa umidade decorrente do calor provocou incontáveis queimadas no âmbito do território brasileiro. Porém, a Boa Notícia é que haverá queda de temperatura nos próximos dias, sobretudo nas cidades onde os termômetros marcaram temperaturas de deserto
Quais regiões do Brasil terão queda de temperatura?
Uma frente fria deve contribuir para a queda de temperatura nas regiões sudeste e centro-oeste, duas das mais castigadas pelas ondas de calor. Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) devem sentir um alívio nos próximos dias. No caso da capital paulista, o Inmet prevê mínimas de 16 graus e máximas de 23 graus. Nos últimos dias, a temperatura alcançava cerca de 36 graus.
Já a cidade do Rio de Janeiro teve quase 40 graus na última quarta (02/10), mas nesta quinta não deve passar dos 26 graus. Portanto, a população carioca experimentará uma diferença de 13 graus entre um dia e outro. Com relação a Curitiba, a capital paranaense registrou 23 graus na quarta, mas nesta quinta a queda de temperatura será de até 12 graus.
Calor continua no Centro-Oeste
O extremo norte do Mato Grosso do Sul, a parte sul de Goiás e até mesmo boa parte de Minas Gerais não apenas se manterão quentes, como podem ter uma alta na média de 5 graus. No Nordeste, as temperaturas não terão maiores variações, assim como no Norte do país.
O que fazer nas cidades onde não houver queda de temperatura?
Se a sua cidade não está entre as que registrarão queda de temperatura, os cuidados devem ser mantidos. Evitar exposição ao sol entre 10h da manhã e 16h da tarde. Além disso, hidratar-se com água e evitar comidas muito gordurosas. Se possível, faça uso de umidificador se estiver seco na sua região.