Nesta quarta-feira (02/10), quatro empresas que atuam no estado do Ceará tiveram um motivo em especial para celebrar. Não se trata de lucro ou negócios financeiros bem sucedidos. Na verdade, a Boa Notícia se trata do Selo ESG-FIEC. A chancela da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) concede a instituições para validar e incentivar práticas sustentáveis na indústria local. Duggê Sorvetes, Cinco Quinas Pães e Doces, Carnaúba do Brasil e Arca Plast agora integram a lista dos 19 empreendimentos certificados pela instituição desde o lançamento da iniciativa em 2022.
Como foi o evento que concedeu a honraria?
A cerimônia de entrega dos selos, liderada pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ocorreu na Casa da Indústria e contou com a participação de representantes das empresas premiadas, diretores da Federação, presidentes de sindicatos e autoridades. Entre os presentes estavam o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, e o CEO da Cinco Quinas Pães e Doces, Alex Martins, entre outros nomes de destaque do setor empresarial e governamental.
“O Selo ESG é muito importante, porque é de um organismo internacional, o Bureau Veritas. A regulamentação e rigorosidade do selo é a mesma para a Europa e para os Estados Unidos. Estamos muito felizes porque fomos a primeira Federação a lançar o Núcleo ESG e hoje temos 47 indústrias inscritas. Destas, 19 tiraram o selo e seis têm AAA, ou seja, são A na área de meio ambiente, A em social e A em governança. Isso faz com que a indústria esteja mostrando para a sociedade que os produtos cearenses estão preocupados com a sustentabilidade”, assegurou Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC.
FIEC reconhece que empresas variadas foram premiadas
Alcileia Farias, do Núcleo ESG-FIEC, destacou que os agraciadss com selo pertencem a diferentes segmentos e portes variados, evidenciando a diversidade do programa de certificação. “As práticas sustentáveis são para todos, não só para empresas grandes ou empresas que estão na bolsa com capital aberto. São atitudes que vão levar o mundo para um lugar melhor, seja na gestão dos recursos naturais, na gestão dos recursos humanos ou na gestão da empresa propriamente dita”, afirma a Coordenadora. “A sustentabilidade tornou-se, sim, um critério de seleção e de parceria, para que se saiba de quem as empresas compram, quem vende, como transportam. Realmente é um diferencial no mercado nos dias atuais”, argumentou.
Confira neste link a íntegra do discurso durante a cerimônia