Não é novidade para ninguém que o jogador de futebol profissional Vinicius Jr. vem sofrendo ataques racistas recorrentes na Espanha, país em que o brasileiro exerce a profissão como atleta. Porém, nesta quinta-feira (26/9), aqueles que lutam contra o racismo tiveram uma Boa Notícia para celebrar depois de inúmeras manifestações de ódio nos estádios.
O Real Madrid Club de Fútbol, time de Vinicius Jr., informou que um torcedor que agrediu o atacante brasileiro foi condenado pelo ato racista. O episódio de racismo ocorreu no dia 3 de fevereiro de 2023, no estádio Son Moix, do Mallorca. Por meio de vídeo e imagens, tornou-se possível identificar o criminoso.
Qual a pena para o torcedor que cometeu racismo contra Vinicius Jr.?
No mesmo comunicado em que trouxe a público a condenação do torcedor do Mallorca, o clube espanhol também explicou que houve suspensão da pena privativa de liberdade. Embora a condenação seja de 12 meses de prisão, o torcedor fez uma carta na qual pediu desculpas ao brasileiro. Além disso, submeteu-se a um treinamento voltado para não discriminação racial e apoio à igualdade de tratamento.
Apesar da suspensão da pena de prisão, o torcedor sofreu uma outra penalidade por meio da condenação por parte da Justiça espanhola. O condenado por racismo contra Vinicius Jr. ficará proibido de frequentar estádios de futebol quando houver partidas do campeonato espanhol, bem como de qualquer jogo que a Federação Espanhola de Futebol organize. O tempo no qual o torcedor do Mallorca não poderá assistir in loco a uma partida de futebol será de 3 anos.
Embaixador na luta contra o racismo
Desde que passou a ser vítima de racismo nos campos espanhóis, Vinicius Jr. não se intimidou e vem denunciando os casos de agressão. Ele também não se furta de criticar as entidades futebolísticas ao se omitirem no enfrentamento ao racismo.