Ter uma boa noite de sono se tornou algo desejável por boa parte da população, mas igualmente raro a depender da rotina que a pessoa leva no dia a dia. De uma alimentação pouco saudável até hábitos inapropriados durante a noite, passando por comportamentos que levam ao estresse, tudo isso pode impedir o ser humano de dormir melhor. Porém, um novo fator surgiu para tornar ainda mais dificultosa a missão de um sono prazeroso e recuperador.
Evidentemente, em se tratando de períodos de temperaturas elevadas, dispor de ambientes com maior frescor e umidade ajuda bastante a dormir melhor, sobretudo em noites em que o sono naturalmente demora a dar o ar da graça e tudo atrapalha. Porém, seja qual for a estação do ano, alguns hábitos são atemporais na busca pelo sono.
Diante disso, o Boa Notícia elencou cinco passos que vão ajudar você a dormir melhor, Ainda que as temperaturas esteja nas alturas ou em tempos mais baixas temperaturas.
Estabelecer um rotina para dormir melhor
Não adiante dormir cedo em um dia, mas no outro dormir tarde. Ou então dormir poucas horas num dia, mas muitas no outro. é preciso estabelecer um padrão para um bom sono.
Preparar o ambiente
Nada de luzes acesas, mexer no celular ou barulho de televisão. O cérebro costuma associar ambientes calmos como hora de dormir e os mais agitados como momento de acordar. Inclusive a luz do sol ao nascer é uma espécie de despertador natural.
Relaxar para dormir melhor
Comece a relaxar a mente antes de dormir. Esquecer problemas não é fácil, mas você pode meditar, fazer uma oração, ler um livro ou até mesmo tomar um banho quente. Ações que induzam ao relaxamento e, consequentemente, te faz “cair no sono.”
Evitar estímulos
Sabe-se que hoje o celular é algo quase que inseparável das pessoas. Muitas pessoas não conseguem dormir sem antes dar uma última mexida no aparelho. Porém, os olhos acabam levando sinais para o cérebro interpretar, o que mantém a mente ativa.
Evitar bebidas estimulantes
Cafeínas já é um consenso que deve ser evitado horas antes de dormir. Contudo, outra substância que se deve evitar é o álcool. Muitos possuem a percepção de que uma ou duas cervejas gera sono. No entanto, o que ela provoca é um efeito adormecedor de curta duração. Portanto, não vai dormir melhor, mas correr o risco de acordar durante a noite e ter um sono fragmentado.