Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Alunos de engenharia da UFRJ faturam competição internacional nos EUA

Alunos de engenharia de petróleo da Escola Politécnica da UFRJ foram campeões de competição de conhecimento nos EUA
Alunos de engenharia de petróleo da Escola Politécnica da UFRJ foram campeões de competição de conhecimento nos EUA

Alunos do curso de engenharia de petróleo da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encheram os brasileiros de orgulho nessa segunda-feira (23), sobretudo colegas de faculdade, familiares e amigos.  O grupo de brasileiros não apenas venceram a disputa, mas conquistaram o bicampeonato do Petrobowl Championship, competição mundial realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O campeonato teve a organização da Society of Petroleum Engineers (SPE), uma das maiores organizações de engenheiros, gestores e outros profissionais da indústria de óleo e gás.

Como acontece a disputa que os alunos da UFRJ venceram?

Ao todo, a competição teve estudantes universitários de 32 países, incluindo o Brasil. A equipe da Escola Politécnica da UFRJ, vale ressaltar, foi a única instituição de ensino superior (IES) brasileira com representantes na disputa. Os universitários Bruno de Almeida Leite, Gilles Garcia Dias, Matheus Bernadaro Dutra, Karina Policarpo dos Santos e Yan Nascimento Furtado integraram a equipe brasileira que venceu alunos da Indonésia na final. A premiação aos estudantes brasileiros foi de US$ 5 mil, aproximadamente R$ 27 mil.

Brasil já venceu outra edição

Essa foi a segunda vez que alunos da universidade carioca UFRJ vencem o campeonato. No ano de 2016, a universidade carioca também emplacou campeões. Na oportunidade, a disputa aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com relação ao torneio, desde 2014 reúne equipes de diversos países. A fórmula de disputa envolve perguntas técnicas e não técnicas sobre a indústria do petróleo. Os estudantes precisam responder rapidamente como numa dinâmica desafio. Desde que equipes fora dos EUA puderam participar, o Brasil, por meio da UFRJ venceu duas vezes. Mas os maiores detentores de títulos são a University of Oklahoma (EUA) e a Universidad Nacional Autónoma de México (MEX), ambas com quatro conquistas.

Em 2025, haverá oportunidade de o Brasil encostar nos líderes. Porém, até lá os grupo pode celebrar bastante a conquista, feliz por poder participar e fazer o seu melhor, mostrando o talento dos alunos da UFRJ.

MAT'ÉRIAS RELACIONADAS

Últimas noticias