Atualmente, serviços de streaming são cada vez mais caros. As opções de lazer não são tão acessíveis. Mas deveriam ser, sobretudo nos rincões deste país de dimensão continental. Ter acesso a sala de cinemas pode parecer algo banal para os grandes centros urbanos, embora com preços muitas vezes caros para população de menor poder aquisitivo. Pensando nisso, a Petrobras criou o projeto Cine Petrobras, que levará cinema gratuito para população em diversas regiões.
O projeto itinerante consistira em uma carreta que viajará pelo Brasil. Porém, ao parar em determinada cidade, o veículo se transforma em uma sala de cinema, pronto para receber a garotada e levar diversão ao público com cinema gratuito. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) viabilizará 450 sessões gratuitas para a população de 45 municípios.
“A Petrobras é uma grande incentivadora do desenvolvimento do país em suas diferentes manifestações e iniciativas. Investimos em muitas formas de energia, e a cultura é uma delas. A empresa tem orgulho de valorizar a cultura brasileira, apoiando a sua diversidade, que faz nosso país ser tão único. Para a Petrobras, é motivo de grande satisfação poder patrocinar e dar nome a este projeto que leva o cinema com qualidade e tecnologia a tantas cidades através do cinema gratuito”, enfatizou a gerente de Patrocínio da estatal, Alessandra Teixeira.
Quais cidades receberão o Cine Petrobras?
Na primeira etapa do projeto, a carreta estará em cinco locais. Na semana passada, esteve no Distrito Federal. Estacionou nas seguintes cidades: começou em Planaltina (19/9) e (20/9). Passará por Brazlândia nesta segunda-feira e terça-feira (24/9). Após o tour no DF, virão Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, todos prontos para receber cinema gratuito.
Como funciona o cinema gratuito?
A carreta do cinema se transforma em uma sala de cinema apta a receber 91 pessoas com poltronas reclináveis e confortáveis. Além disso, prepara o ambiente para a melhor experiência possível ao participar do cinema gratuito, contando com as seguintes “regalias”:
- ar-condicionado;
- sistema digital de som e imagem;
- dois banheiros;
- guichê de distribuição de pipoca e refrigerante;
- iluminação de segurança.
O Cine Petrobras cinema ficará dois dias em cada município. São quatro sessões durante o dia, mas cujas vagas são distribuídas às escolas públicas da região. Todavia, haverá uma sessão noturna por dia e aberta ao público com filmes que estão em lançamento. As vagas são limitadas. Portanto, é preciso ir ao local no dia do evento e retirar o ingresso. Pipoca e refrigerante serão gratuitos.