Algumas pessoas perdem a audição ao longo dos anos, em um processo gradual. Porém, em outros casos, existem pessoas que já nascem surdas. Portanto, nunca souberam o que é ouvir um barulho, um som ou qualquer que seja sinal sonoro. Todavia, a tecnologia pôde permitir que uma criança de apenas 6 anos de idade pudesse escutar pela primeira vez na vida. Trata-se de Emanuelly Cristina Vieira Mendes, que reagiu com um sorriso no rosto e palmas ao perceber que, graças a um aparelho sonoro, podia ouvir. O caso se deu em uma unidade de saúde em Pariquera-Açu, cidade do interior de São Paulo.
Aparelho sonoro permite menina de 6 anos escutar pela primeira vez
Emanuelly teve o diagnóstico de perda profunda da audição dos dois ouvidos. Essa condição é o último grau antes da perda total do sentido responsável por ouvir e escutar. A doença pode ter se desenvolvido em função de a garotinha morar em Juquiá, cidade interiorana na qual ela acabou não fazendo o teste da orelhinha ao nascer. Por isso, apenas com o tempo a família foi percebendo que Emanuelly tinha problemas auditivos.
“Sempre estive com ela nos momentos mais difíceis. Você falar com a sua filha e a filha não te responder. É triste”, disse Ismael Mendes, o pai da menina, no vídeo em que sua filha usa o aparelho sonoro.
Logo viralizou o vídeo em que a menina de 6 anos abre o sorriso após colocar o aparelho sonoro e perceber que está ouvindo. Em declaração ao G1, o pai de Emanuelly voltou a falar da felicidade. “Fiquei emocionado em ver a minha filha escutar pela primeira vez. Não foi só eu que chorei, foi o hospital inteiro. Ela é uma menina especial”, celebrou.
Apesar da felicidade, o próximo passo é seguir com as terapias semanais. Afinal, ela precisa aos poucos reconhecer os sinais sonoros dos quais esteve privada ao longo dos 6 anos de vida.