A 22ª edição do festival Dança em Trânsito desembarca em Brasília, trazendo uma rica diversidade de espetáculos internacionais e nacionais. O festival promete transformar a cidade em um palco vibrante com espetáculos vindos de países como Espanha, Israel e Brasil. Além disso, o evento promete uma verdadeira celebração da dança contemporânea, da diversidade cultural e da arquitetura urbana, ocupando tanto palcos tradicionais quanto espaços públicos da cidade.
Dança em Trânsito 2024: espetáculos no Museu Nacional da República e no Centro Cultural Banco do Brasil
Durante os dias 22 e 23 de agosto, Brasília será tomada por uma programação intensa no Museu Nacional da República e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A abertura do evento é marcada pela apresentação de “Descaminhos”, do grupo carioca Afrobunker, que mistura hip-hop com dança contemporânea. Segundo Flávia Tápias, curadora do festival, o espetáculo é uma poderosa fusão entre o contemporâneo e a dança afro. Nesse sentido, ele explora a espacialidade de forma quase religiosa, transformando cada apresentação em um evento único adaptado ao espaço em que ocorre.
Outro destaque da programação é o espetáculo “Guarda-me”, de Márcia Milhazes. Ele será apresentado ao lado de “Todo esse ruído”, dos espanhóis da companhia Qabalum, e “Portátil”, do Grupo Tápias. Todos esses espetáculos ocorrerão no Museu Nacional da República. O israelense Michael Getman também marcará presença com “First Things”, uma obra que resulta de uma residência artística com o bailarino Ariel Gelbart. A peça, que explora o gesto como ponto de partida, traz uma abordagem contemporânea à dança, desconstruindo e reconstruindo movimentos tradicionais.
Itinerância e desafios do festival
O Dança em Trânsito 2024 é um festival de formato itinerante, que se estende por cinco meses, iniciando em junho e terminando em outubro, passando por 33 cidades brasileiras. A curadora Flávia Tápias destaca que o maior desafio do festival é justamente a logística de transitar entre cidades tão diversas, levando espetáculos de qualidade tanto para grandes centros quanto para regiões mais remotas do país.
A seleção dos grupos que participam do festival é feita por convocatória. Nesta edição, o foco foi a diversidade dentro da dança contemporânea, trazendo espetáculos de diferentes linguagens e estilos. O evento também conta com o apoio de importantes instituições culturais, como o Instituto Cultural Vale e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, além de ser apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Programação em São Paulo e outros destaques
Após a passagem por Brasília, o Dança em Trânsito 2024 segue para São Paulo. Na cidade, o festival acontecerá nos dias 27 e 28 de julho no Centro Cultural Fiesp e no Teatro J. Safra. A etapa paulista do festival contará com a participação de companhias internacionais de diversos países. Dentre eles, estão Canadá, França, Itália, Estados Unidos, Colômbia, Israel, República Tcheca, Ucrânia e Eslovênia. Além disso, grupos nacionais de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro também irão se apresentar.
Entre os destaques da programação, está a coreografia “Studio Sul Fauno”, da italiana Compagnia Zappalà Danza, e “First Things”, do já citado israelense Michael Getman. Outros momentos imperdíveis incluem a apresentação de “I Will Remember What I Forgot”, da companhia norte-americana Heidi Duckler Dance, e “Invisible Trace”, de Yana Reutova & coll, da República Tcheca e Ucrânia.