O 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado neste fim de semana, destacou-se por sua cerimônia de encerramento que premiou os melhores filmes e profissionais da indústria cinematográfica. O evento, uma das maiores celebrações do cinema brasileiro, trouxe à tona uma série de obras marcantes e consagrou grandes talentos.
“Oeste Outra Vez” Brilha na 52ª Edição
O longa-metragem “Oeste Outra Vez“, dirigido por Erico Rassi, foi o grande vencedor da edição deste ano, levando para casa três prêmios Kikitos, incluindo o de Melhor Filme. Este filme, que explora a fragilidade de homens abandonados no sertão de Goiás, foi aclamado por sua abordagem única e envolvente. Além de Melhor Filme, “Oeste Outra Vez” conquistou também os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante para Rodger Rogério e Melhor Fotografia para André Carvalheira.
“Estômago 2: O Poderoso Chef” conquista o júri popular
Por outro lado, “Estômago 2: O Poderoso Chef“, dirigido por Marcos Jorge, foi premiado como Melhor Filme pelo júri popular e recebeu um total de seis Kikitos. O filme destacou-se nas seguintes categorias: Melhor Ator (João Miguel e Nicola Siri), Melhor Roteiro (Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge), Melhor Direção de Arte (Fabíola Bonofiglio e Massimo Santomarco), e Melhor Trilha Musical (Giovanni Venosta).
Premiação em longas-metragens
Os prêmios de longa-metragens brasileiros foram amplamente distribuídos entre várias produções e profissionais. Entre os vencedores, destacam-se:
- Melhor Direção: Eliane Caffé por “Filhos do Mangue”
- Melhor Atriz: Fernanda Vianna por “Cidade; Campo”
- Melhor Montagem: Karen Akerman por *”Barba Ensopada de Sangue”
- Melhor Atriz Coadjuvante: Genilda Maria por *”Filhos do Mangue”
- Melhor Desenho de Som: Beto Ferraz por *”Pasárgada”
No segmento de curtas-metragens, “Pastrana“, de Melissa Brogni e Gabriel Motta, foi o grande vencedor. Os destaques incluem:
- Melhor Direção: Lucas Abrahão por “Maputo”
- Melhor Roteiro: Adriel Nizer por “A Casa Amarela”
- Melhor Ator: Wilson Rabelo por “Ponto e Vírgula”
- Melhor Atriz: Edvana Carvalho por “Fenda”
Entre os prêmios especiais, “O Clube das Mulheres de Negócios”, dirigido por Anna Muylaert, recebeu o Prêmio Especial do Júri. O Júri da Crítica premiou “Cidade; Campo“, de Juliana Rojas, como Melhor Longa-Metragem Brasileiro e “Fenda”, de Lis Paim, como Melhor Curta-Metragem Brasileiro.
Leia também: Rio de Janeiro é eleito o melhor destino noturno do mundo em 2024
Abertura e homenagens
A cerimônia de abertura do festival, realizada no dia 9 de agosto, contou com a exibição da estreia de “Motel Destino“, dirigida por Karim Aïnouz. O evento foi enriquecido com homenagens a figuras proeminentes do cinema, incluindo Vera Fischer e Jorge Furtado.