Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Aurora boreal é capturada do espaço: veja imagens do show de luzes

Veja a aurora boreal capturada do espaço! Imagens revelam um espetáculo único na Terra.
Aurora boreal vista do espaço. (Foto: Reprodução/Twitte/X)

A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais fascinantes que podemos observar na Terra, sendo comum nas regiões polares. Recentemente, esse espetáculo foi capturado por uma perspectiva única: diretamente do espaço. Matthew Dominick, engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional (ISS), compartilhou imagens deslumbrantes da aurora boreal vista da órbita terrestre.

Aurora boreal vista do espaço: registro inédito do astronauta

Na última segunda-feira (12), o astronauta da NASA Matthew Dominick publicou nas redes sociais um vídeo que revela o fenômeno em toda sua magnitude. Registradas em time-lapse, as imagens mostram as cores vibrantes roxa e verde da aurora, enquanto a Lua se põe e o Sol começa a nascer, iluminando a espaçonave Soyuz e a própria ISS, a cerca de 400 km acima da Terra.

A tempestade solar e seus impactos

As imagens foram capturadas durante uma tempestade solar severa que atingiu a Terra no mesmo dia. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), essa tempestade foi classificada como de nível quatro em uma escala de cinco, demonstrando seu impacto tanto na Terra quanto em suas proximidades.

Essas tempestades solares, que aumentam em intensidade durante os períodos de máximo solar, têm ocorrido com maior frequência nos últimos tempos. O ciclo de maior atividade solar, que acontece a cada 11 anos, deve continuar até outubro deste ano, segundo cientistas. Durante esses períodos, o Sol libera bilhões de toneladas de partículas carregadas que, ao interagir com o campo magnético terrestre, resultam nas auroras boreais e austrais.

Leia também: Conheça Nora AlMatrooshi, primeira astronauta árabe se forma na NASA

(Foto: Reprodução/Twitter-X).
(Foto: Reprodução/Twitter-X).

Eventos históricos e comparações

Esses fenômenos têm sido tão intensos que auroras foram vistas em regiões fora dos polos, como Argentina, Chile e até mesmo México, durante uma tempestade solar extrema em maio deste ano. A magnitude dessas tempestades não é uma novidade; o evento mais poderoso registrado na história foi o Evento de Carrington, em 1859, quando auroras foram vistas tão ao sul quanto a Colômbia, causando interrupções globais nos sistemas de telégrafo.

Imagens capturadas e o que elas revelam

A aurora boreal vista do espaço também oferece um vislumbre raro de como essas partículas solares afetam a Terra. As auroras vermelhas e verdes, destacadas contra o fundo escuro do espaço, criam um cenário quase surreal, enquanto a Lua se afasta do campo de visão e o Sol começa a iluminar o horizonte.

Dominick, que está na ISS desde março deste ano, deve permanecer na estação por aproximadamente seis meses, durante os quais continuará a conduzir experimentos científicos e a realizar a manutenção da estação. Em suas palavras, as auroras têm sido incríveis nos últimos dias, o que o motivou a experimentar uma nova lente para captar essas imagens.

Últimas noticias