Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Cidades Inteligentes de 2024 são líderes em inovação e sustentabilidade

ranking-cidades-zurique-thomasp

Instituto Internacional para o Desenvolvimento de Gestão (IMD) publicou um ranking anual das cidades mais inteligentes do mundo. Baseado no poderio econômico e tecnológico de cada local e como esses fatores melhoram a qualidade de vida e fornecem soluções para os desafios da sociedade, o índice do IMD é um termômetro crucial para entender o futuro das cidades. 

Com o aumento global das temperaturas e as mudanças ambientais pressionando todos os países, as cidades pelo mundo vêm enfrentando novos desafios nos seus planos rumo a um futuro sustentável. Algumas localidades têm se destacado ao tomar medidas fortes para implementar soluções inteligentes, visando uma melhor qualidade de vida a longo prazo e servindo de modelo para o resto do mundo. 

Em seu quinto ano de publicação, a edição de 2024 do Índice de Cidades Inteligentes coletou dados de moradores de 142 cidades para entender suas opiniões sobre as condições de saúde, segurança, mobilidade, atividades, oportunidades e governança de cada uma delas. Segundo o Índice, as 10 cidades mais inteligentes do mundo em 2024 são: 

  1. Zurique (Suíça)
  2. Oslo (Noruega)
  3. Camberra (Austrália)
  4. Genebra (Suíça)
  5. Singapura
  6. Copenhague (Dinamarca)
  7. Lausanne (Suíça)
  8. Londres (Reino Unido)
  9. Helsinque (Finlândia)
  10. Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

 A América Latina aparece distante dos primeiros colocados, com a cidade melhor classificada sendo Santiago, no Chile, em 117º lugar. Entre as 142 cidades pesquisadas, o IMD incluiu três capitais brasileiras: Brasília (130º), São Paulo (132º) e Rio de Janeiro (139º). 

Leia também: Menina com AME recebe Zolgensma em Recife.

Camberra, Austrália: um oásis verde 

Terceira colocada no ranking, Camberra é uma das poucas cidades fora da Europa e da Ásia no top 20. A capital australiana foi muito bem avaliada pela sua baixa poluição do ar, grande quantidade de áreas verdes e alto senso de inclusão entre os cidadãos de suas minorias. Bryden e David Campbell, fundadores da consultoria de marcas e recursos humanos Brand Rebellion, destacam o forte senso de comunidade e a proximidade com a natureza como fatores chave.  

Camberra possui iniciativas avançadas de energia limpa e renovável“, afirma Bryden. “A cidade tem objetivos ambiciosos para atingir emissões zero até 2045, o que fica evidente no processo de eletrificação e na adoção de fontes de energia renovável em toda a região.” 

Singapura: eficiência e segurança 

Em quinto lugar no índice, Singapura subiu duas posições no ranking graças à sua boa avaliação no quesito segurança, alta conectividade e ao processamento online de documentos e comunicações. “O sistema de transporte público de Singapura é muito beneficiado pelo uso estratégico de dados abertos e tecnologias de pagamento sem contato“, diz Syazwani. Kirk Westaway, executivo-chefe do restaurante JAAN, aponta os pequenos toques que fazem grande diferença no dia a dia, especialmente no transporte público. 

Lausanne, Suíça: sustentabilidade e proximidade 

Lausanne, na sétima posição do índice, é uma cidade menor que Zurique e Genebra, mas se destaca pela sensação de intimidade e proximidade com a natureza. Olivia Bosshart, gerente de relações públicas da Lausanne Tourism, valoriza a cidade por ser compacta, mas oferecer todas as comodidades de uma cidade grande.  

“A cidade investe massivamente em parques, jardins e outras áreas verdes”, afirma Bosshart. Alexane Bornoz, diretora de comunicações da prefeitura, destaca os esforços da cidade em fornecer serviços digitais aos moradores e visitantes, como um aplicativo que oferece informações práticas sobre como visitar e viver em Lausanne. 

Londres, Reino Unido: compromisso com a sustentabilidade 

Londres, oitava colocada no índice, continua bem avaliada por sua facilidade de serviços online e pelo compromisso com a sustentabilidade. Emma Orr, da Winning Business UK Ltd, destaca o sistema de transporte eficiente e as redes elétricas inteligentes com energia renovável.  

“Londres se comprometeu a se tornar uma ‘cidade limpa’, com metas ambiciosas de sustentabilidade”, diz Orr. A política de Zonas de Ultra Baixa Emissão e a infraestrutura de veículos elétricos são exemplos dos esforços da cidade. 

 Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: tecnologia e sustentabilidade 

Abu Dhabi subiu três posições em 2024, atingindo o 10º lugar do índice. A cidade foi bem avaliada pela facilidade de transporte, altos níveis de saneamento e inclusão étnica. Dhanvin Sriram, fundador da Prompt Vibes, destaca o Centro de Mobilidade Inteligente e o bairro planejado Masdar City como exemplos de desenvolvimento urbano sustentável. 

“A integração da infraestrutura de carregamento de veículos e das soluções de direção autônoma fez com que o transporte se tornasse suave e eficiente”, afirma Sriram. 

  

 

Últimas noticias