O Instituto Internacional para o Desenvolvimento de Gestão (IMD) publicou um ranking anual das cidades mais inteligentes do mundo. Baseado no poderio econômico e tecnológico de cada local e como esses fatores melhoram a qualidade de vida e fornecem soluções para os desafios da sociedade, o índice do IMD é um termômetro crucial para entender o futuro das cidades.
Com o aumento global das temperaturas e as mudanças ambientais pressionando todos os países, as cidades pelo mundo vêm enfrentando novos desafios nos seus planos rumo a um futuro sustentável. Algumas localidades têm se destacado ao tomar medidas fortes para implementar soluções inteligentes, visando uma melhor qualidade de vida a longo prazo e servindo de modelo para o resto do mundo.
Em seu quinto ano de publicação, a edição de 2024 do Índice de Cidades Inteligentes coletou dados de moradores de 142 cidades para entender suas opiniões sobre as condições de saúde, segurança, mobilidade, atividades, oportunidades e governança de cada uma delas. Segundo o Índice, as 10 cidades mais inteligentes do mundo em 2024 são:
- Zurique (Suíça)
- Oslo (Noruega)
- Camberra (Austrália)
- Genebra (Suíça)
- Singapura
- Copenhague (Dinamarca)
- Lausanne (Suíça)
- Londres (Reino Unido)
- Helsinque (Finlândia)
- Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
A América Latina aparece distante dos primeiros colocados, com a cidade melhor classificada sendo Santiago, no Chile, em 117º lugar. Entre as 142 cidades pesquisadas, o IMD incluiu três capitais brasileiras: Brasília (130º), São Paulo (132º) e Rio de Janeiro (139º).
Leia também: Menina com AME recebe Zolgensma em Recife.
Camberra, Austrália: um oásis verde
Terceira colocada no ranking, Camberra é uma das poucas cidades fora da Europa e da Ásia no top 20. A capital australiana foi muito bem avaliada pela sua baixa poluição do ar, grande quantidade de áreas verdes e alto senso de inclusão entre os cidadãos de suas minorias. Bryden e David Campbell, fundadores da consultoria de marcas e recursos humanos Brand Rebellion, destacam o forte senso de comunidade e a proximidade com a natureza como fatores chave.
“Camberra possui iniciativas avançadas de energia limpa e renovável“, afirma Bryden. “A cidade tem objetivos ambiciosos para atingir emissões zero até 2045, o que fica evidente no processo de eletrificação e na adoção de fontes de energia renovável em toda a região.”
Singapura: eficiência e segurança
Em quinto lugar no índice, Singapura subiu duas posições no ranking graças à sua boa avaliação no quesito segurança, alta conectividade e ao processamento online de documentos e comunicações. “O sistema de transporte público de Singapura é muito beneficiado pelo uso estratégico de dados abertos e tecnologias de pagamento sem contato“, diz Syazwani. Kirk Westaway, executivo-chefe do restaurante JAAN, aponta os pequenos toques que fazem grande diferença no dia a dia, especialmente no transporte público.
Lausanne, Suíça: sustentabilidade e proximidade
Lausanne, na sétima posição do índice, é uma cidade menor que Zurique e Genebra, mas se destaca pela sensação de intimidade e proximidade com a natureza. Olivia Bosshart, gerente de relações públicas da Lausanne Tourism, valoriza a cidade por ser compacta, mas oferecer todas as comodidades de uma cidade grande.
“A cidade investe massivamente em parques, jardins e outras áreas verdes”, afirma Bosshart. Alexane Bornoz, diretora de comunicações da prefeitura, destaca os esforços da cidade em fornecer serviços digitais aos moradores e visitantes, como um aplicativo que oferece informações práticas sobre como visitar e viver em Lausanne.
Londres, Reino Unido: compromisso com a sustentabilidade
Londres, oitava colocada no índice, continua bem avaliada por sua facilidade de serviços online e pelo compromisso com a sustentabilidade. Emma Orr, da Winning Business UK Ltd, destaca o sistema de transporte eficiente e as redes elétricas inteligentes com energia renovável.
“Londres se comprometeu a se tornar uma ‘cidade limpa’, com metas ambiciosas de sustentabilidade”, diz Orr. A política de Zonas de Ultra Baixa Emissão e a infraestrutura de veículos elétricos são exemplos dos esforços da cidade.
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos: tecnologia e sustentabilidade
Abu Dhabi subiu três posições em 2024, atingindo o 10º lugar do índice. A cidade foi bem avaliada pela facilidade de transporte, altos níveis de saneamento e inclusão étnica. Dhanvin Sriram, fundador da Prompt Vibes, destaca o Centro de Mobilidade Inteligente e o bairro planejado Masdar City como exemplos de desenvolvimento urbano sustentável.
“A integração da infraestrutura de carregamento de veículos e das soluções de direção autônoma fez com que o transporte se tornasse suave e eficiente”, afirma Sriram.