Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Estudos demonstram eficácia de novo medicamento para prevenção ao HIV

estudos-demonstram-eficacia-de-novo-medicamento-para-prevenção-ao-hiv

Estudos demonstram eficácia de novo medicamento para prevenção ao HIV com desempenho de quase 100% de eficácia. Segundo dados publicados pela New England Journal School, o Lenacapavir age na prevenção total da multiplicação do vírus e requer somente duas injeções por ano.  

Tradicionalmente utilizado em pacientes que já possuem o diagnóstico da carga viral, o  medicamento passou por novos estudos em um grupo de 5 mil mulheres e adolescentes na Uganda e na África do Sul. Em paralelo, estudos sobre a pesquisa também ocorreram no Brasil com representantes da Unifesp. O resultado demonstrou que, apesar de haver a detecção de outras ISTs e a ocorrência de gestações, o que destaca a ausência do uso de preservativos, a identificação de novos pacientes com o vírus HIV foi zero.  

Acesso e prevenção 

Atualmente o medicamento é popular em países da Europa e Estados Unidos, mas pouco acessível devido ao custo de US$ 40 mil com o tratamento prevendo duas aplicações. Diante da eficácia do novo medicamento para prevenção ao HIV, a agência UNAIDS da ONU solicitou que a farmacêutica Gilead libere a patente para produção da medicação em países pobres. A medida oferece uma esperança para pacientes e melhores práticas preventivas para a população em geral. 

Estatísticas

No Brasil, o SUS disponibiliza universalmente todos os testes e medicamentos para prevenção e tratamento gratuitamente. Segundo a UNAIDS em relatório de 2023, há 40 milhões de pessoas no Brasil que convivem com o vírus, com 1,7 milhões foram infectadas no último ano. Entre os grupos de risco, mulheres adultas e jovens são as principais ocorrências. Este padrão é associado a transmissão dentro de relacionamentos pelo outro membro do casal, devido à ausência do uso de preservativo. 

 Leia Também: Higiene do Sono – dormir bem é essencial. 

 

Últimas noticias