Existem palavras no vocabulário gastronômico que evocam imagens e sabores fortes. Termos como crocante, cremoso e crocante são exemplos clássicos. Outra palavra poderosa é “esmagado”, que pode se referir a hambúrgueres, pepinos ou até uma salada de picles esmagados. E se você é fã de alho, limão ou chocolate, consegue imaginar a intensidade de um purê de batatas com alho duplo, frango com limão duplo ou biscoitos com gotas de chocolate duplo.
Mas, entre todas essas, “schmaltzy” se destaca. Esta palavra proveniente da língua iídiche tem dois significados: “manchado com gordura de frango fundida” (ou qualquer gordura de ave) e “excessivamente sentimental”, lembrando notas altas e grandes cordas musicais. É uma palavra que transmite uma sensação de exagero com um toque de showbiz. Uma galinha schmaltzy é como uma artista que faz um grande número de sapateado com uma boá de penas; ela entrega um sabor marcante, goste você ou não.
Receita de coxas de frango na frigideira com tomates ‘schmaltzy’
Sem mais delongas, apresentamos a receita de Melissa Clark para coxas de frango na frigideira com tomates schmaltzy. As gotas caramelizadas da frigideira ao assar as coxas de frango se misturam com os tomates, adicionando um sabor salgado e suculento ao prato.
As gotas douradas são a estrela deste prato simples, temperando uma salada de tomate e cebola roxa com seus sabores caramelizados e salgados. A preparação é mínima: basta fatiar uma cebola e cortar alguns tomates-cereja pela metade, o que pode ser feito enquanto o frango assa. Os flocos de pimenta vermelha e as raspas de limão adicionam um toque picante e cítrico, enquanto o manjericão fresco ou a hortelã no final trazem um frescor verdejante. Sirva o frango com pão crocante para absorver todos os sucos doces e terrosos.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de sementes de erva-doce (ou sementes de cominho ou coentro)
- 1 colher de chá de raspas de limão bem raladas
- 1 colher de chá de sal marinho fino, mais a gosto
- 1 a 1,1 kg de coxas de frango com osso e pele
- 2 xícaras de tomates-cereja, cortados pela metade
- 1 cebola roxa pequena, cortada ao meio e em fatias finas
- Uma pitada de pimenta vermelha em flocos e mais para servir
- Azeite de oliva, para regar
- ½ xícara de manjericão fresco rasgado ou folhas de hortelã
Leia também:
Instruções:
- Preparação inicial:
- Pré-aqueça o forno a 190 graus Celsius. Coloque as sementes de erva-doce em um almofariz e bata levemente com um pilão até que as sementes se quebrem. Alternativamente, use uma tábua de corte e o lado plano de uma faca para esmagá-las.
- Temperando o frango:
- Misture as sementes trituradas com as raspas de limão e o sal. Esfregue essa mistura por toda parte e embaixo da pele das coxas de frango.
- Cozinhando na frigideira:
- Aqueça uma frigideira refratária em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione o frango, com a pele para baixo, e cozinhe até que a gordura derreta e a pele fique dourada, cerca de 6 a 10 minutos. Vire os pedaços de frango e coloque a frigideira no forno. Cozinhe até que o frango esteja completamente cozido, aproximadamente 25 minutos.
- Preparando os tomates:
- Enquanto o frango cozinha, misture os tomates, a cebola roxa, uma pitada de sal e a pimenta vermelha em flocos em uma tigela média.
- Finalizando o prato:
- Retire o frango do forno e coloque as coxas em uma travessa. Com cuidado, despeje toda (ou parte) da gordura do frango da frigideira na mistura de tomate. Misture bem e ajuste o sal, se necessário. Despeje os tomates sobre o frango na travessa, regue com azeite de oliva e polvilhe com manjericão fresco ou hortelã e mais flocos de pimenta vermelha antes de servir.