Na última quinta-feira (18), foram revelados os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico, uma iniciativa inédita da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Este prêmio, criado neste ano, visa reconhecer a excelência na produção acadêmica nacional, contemplando obras de áreas científicas, técnicas e profissionais.
Estrutura e objetivo do prêmio
O Prêmio Jabuti Acadêmico recebeu 1.953 inscrições em 29 categorias. A premiação é dividida em dois eixos principais: um voltado para Ciência e Cultura, e outro para Prêmios Especiais, que inclui materiais de divulgação científica e ilustração. O objetivo do prêmio, conforme declarado pela CBL, é “incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país”.
Os vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico serão anunciados no dia 6 de agosto, durante uma cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Cada autor premiado receberá uma estatueta e um prêmio em dinheiro de R$ 5.000. Este reconhecimento busca destacar a importância da produção acadêmica de qualidade no Brasil.
Personalidade Acadêmica do ano
Além das categorias tradicionais, o Prêmio Jabuti Acadêmico também reconheceu a professora Silvia Pimentel como Personalidade Acadêmica do ano. Silvia Pimentel é uma renomada advogada e ativista, conhecida por suas contribuições aos Direitos Humanos. Esta homenagem destaca a relevância de figuras que dedicam suas carreiras ao avanço do conhecimento e à promoção de causas sociais.
Seleção dos finalistas
A seleção dos finalistas contou com a participação de 87 especialistas, que avaliaram as obras inscritas. Entre os livros selecionados estão aqueles que abordam temas contemporâneos como sustentabilidade, desinformação, inteligência artificial, racismo, saúde LGBTQIA+ e autismo. A lista completa de finalistas está disponível no site oficial do Prêmio Jabuti Acadêmico.
Destaques entre os finalistas
Astronomia e Física
- “Alice no País da Relatividade: Teoria da Relatividade para o Ensino Médio” (Geová Alencar)
- “Fundamentos do Eletromagnetismo 1: Leis Fundamentais” (José Luciano Miranda Duarte, Maria José Bechara, Manoel Roberto Robilotta e Suzana Salem)
- “Introdução à Cosmologia Moderna: Um Curso de Graduação” (Alexandre Zabot e Marcos Amarante)
- “Um Curso de Mecânica Clássica” (Carlos Batista)
Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia
- “Abelhas sem Ferrão Relevantes para a Meliponicultura no Brasil” (Cristiano Menezes, Denise A. Alves, Daercio A. A. Lucena, Eduardo A. B. Almeida)
- “Fritz Müller: Desterro: Um Ser Humano e sua Ciência (1822-1897)” (Marcelo Vieira Nascimento)
- “História da Bioética no Brasil” (Diego Carlos Zanella e Dirce Bellezi Guilhem)
- “Samambaias e Licófitas do Brasil: Biologia e Taxonomia” (Augusto César Pessôa Santiago, Lana da Silva Sylvestre e Marcelo Guerra Santos)
- “Um Naturalista no Antropoceno: um biólogo em busca do selvagem” (Mauro Galetti)
Medicina
- “Autismo no Adulto” (José Alberto Del Porto e Francisco B. Assumpção Jr.)
- “Canabidiol na Medicina” (Antonio Waldo Zuardi, Francisco Silveira Guimarães, José Alexandre de Souza Crippa e José Diogo Ribeiro de Souza)
- “Transtorno Bipolar: Diagnóstico e Tratamento” (Angela Marisa de Aquino Miranda Scippa e Flávio Kapczinski)
- “Transtornos Psiquiátricos na Mulher: Diagnóstico e Manejo” (Amaury Cantilino, Joel Renó Jr. e Maila Castro L. das Neves)
Divulgação Científica
- “A Razão dos Centavos: Crise Urbana, Vida Democrática e as Revoltas de 2013” (Roberto Andrés)
- “Admirável Novo Mundo: Uma História da Ocupação Humana nas Américas” (Bernardo Esteves)
- “Discursos de Ódio contra Negros nas Redes Sociais” (Luciana Barreto)
- “Introdução à História da Filosofia: Volume 3: a Patrística – Introdução ao Nascimento da Filosofia Cristã” (Marilena Chaui)
- “Niéde Guidon: Uma Arqueóloga no Sertão” (Adriana Abujamra)
Participação da Fiocruz
A Editora Fiocruz teve duas obras entre os finalistas. O livro “Avaliação das Políticas de Alimentação e Nutrição: contribuições teóricas e práticas”, organizado por Denise Cavalcante de Barros, Marly Marques da Cruz e Santuzza Arreguy Silva Vitorino, foi indicado na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. Outro destaque é “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”, finalista na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social, com autoria de Adriano Maia dos Santos, Aylene Bousquat, Ligia Giovanella, Márcia Fausto e Patty Fidelis de Almeida.