Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

19º Festival Vale do Café celebra a cultura do Sul Fluminense

O 19º Festival Vale do Café celebra a cultura e história do Sul Fluminense com visitas a fazendas históricas e apresentações musicais até 28 de julho.
CAFÉ

A 19ª edição do Festival Vale do Café tem início nesta sexta-feira, às 10h, na Fazenda União, em Rio das Flores, com as Serestas Líricas no Vale. O evento, que acontece até o dia 28 deste mês, abrange outros sete municípios do Sul Fluminense: Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Valença e Paty do Alferes. A programação inclui visitas guiadas a fazendas históricas, destacando a importância da cultura do café na região.

Nesta edição, o festival conta com a participação de fazendas estreantes e outras que retornam após anos de ausência. As fazendas Floresta (Vassouras) e Santa Rosa (Valença) participam pela primeira vez, enquanto Alliança (Barra do Piraí), Vista Alegre (Valença) e Monte Alegre (Paty do Alferes) marcam seu retorno. As fazendas União (Rio das Flores), das Palmas (Mendes), São João da Prosperidade (Barra do Piraí) e Florença (Valença) continuam a integrar a programação.

O festival oferece uma variedade de espetáculos a preços acessíveis, com ingressos variando de R$ 37 a R$ 50. Moradores da Região do Café, estudantes, portadores de Vale Cultural e idosos têm direito a meia entrada. Em seis dos oito municípios, haverá apresentações gratuitas para o público.

Principais atrações

Entre os destaques gratuitos, o Quarteto Semente Choro Jazz se apresenta às 19h desta sexta-feira em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, com clássicos das noites da Lapa. Logo após, às 20h, o Cortejo de Tradições reúne cerca de 300 representantes de diversas manifestações culturais regionais, incluindo jongo, capoeira, maculelê, caninha verde e folia de reis, na Praça Barão de Campo Belo.

O festival também promove apresentações de música instrumental, como o recital do mestre Turibio Santos no Teatro SESC de Valença, com obras de Villa-Lobos, João Pernambuco, Dilermano Reis e Fernando Sor. Em Piraí, Cristina Braga e Ricardo Medeiros celebram 45 anos de carreira com um duo de harpa e contrabaixo. Em Barra de Piraí, o Henrique Cazes Quarteto revisita o projeto Beatles ‘n’ Choro.

Memória Ferroviária

A história ferroviária do Ciclo do Café será relembrada com concertos gratuitos nas estações de trem de Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin. Outras apresentações gratuitas acontecerão nas igrejas matrizes de Nossa Senhora da Conceição (Vassouras) e Sant’Anna (Piraí), no Centro Cultural Aldeia de Arcozelo em Paty do Alferes, no Teatro SESC Rosinha de Valença em Valença, e na Praça Barão de Campo Belo, no Centro Histórico de Vassouras.

Formação Musical

Vassouras será o centro das aulas dos cursos gratuitos de formação musical, com 120 inscritos. Desses, 80 serão alojados e alimentados pelo festival. A programação inclui violão, violino, prática de conjunto e canto. Os cursos são ministrados por músicos profissionais renomados, sob a direção de Turibio Santos e coordenação pedagógica de Rodrigo Belchior. Em 18 anos, os cursos já receberam quatro mil alunos. Além disso, haverá palestras sobre turismo regional e a importância da música na formação dos jovens.

Apoio e Patrocínio

O Festival Vale do Café é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MRS Logística, Sebrae e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O evento também conta com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ) e parceria cultural do Sesc RJ.

Últimas noticias