Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

FIEC e O POVO: evento discute práticas ESG na indústria cearense

Veja como o evento da FIEC está liderando práticas de ESG e impulsionando a sustentabilidade empresarial.
Evento discute práticas ESG. (Foto: Divulgação/FIEC)

Na última sexta-feira (12), a Casa da Indústria foi palco do 1º Fórum ESG O POVO, um evento promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO. O objetivo central do encontro foi incentivar discussões sobre questões socioambientais e promover práticas empresariais sustentáveis. A cerimônia de abertura contou com a presença de Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e João Dummar Neto, Presidente Executivo do Grupo O POVO.

Reunindo especialistas de diversas instituições, o fórum abordou temas fundamentais que compõem a sigla ESG (ambiental, social e governança). Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a transição energética e o papel do Ceará na produção de Hidrogênio Verde (H2V), além de medidas que reforçam o compromisso com a sustentabilidade no ambiente de trabalho.

Atuação da FIEC nas práticas ESG

Ricardo Cavalcante enfatizou a atuação da FIEC na mobilização de empresas e instituições cearenses para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ele destacou a criação do Núcleo ESG pela FIEC, que proporciona certificação ESG internacional, emitida pela Bureau Veritas, a empresas do Ceará.

Durante seu discurso, Cavalcante ressaltou a importância das práticas ESG na indústria. “Essas letras precisam ser muito bem trabalhadas, entendidas e explicadas. Hoje, a FIEC é a única federação no país com um Núcleo de ESG. Temos 38 empresas inscritas na certificação ESG, sendo que doze já receberam o Selo ESG e destas, seis possuem a avaliação Triplo A. Essa realidade demonstra a preocupação das empresas com o meio ambiente, governança e o social”, afirmou.

Reconhecimento ao Grupo O POVO

Cavalcante parabenizou o Grupo O POVO pela iniciativa do fórum, elogiando a inclusão de diferentes vozes para discutir a transformação energética e os investimentos no Hidrogênio Verde no Ceará. “O que está vindo para o Ceará são bilhões de dólares em um curto espaço de tempo, e cerca de 2 a 3% desses investimentos estarão ligados a projetos de ESG”, concluiu.

João Dummar Neto, por sua vez, destacou que o 1º Fórum ESG O POVO visa envolver a sociedade cearense nas discussões sobre ESG, oferecendo um entendimento claro sobre questões climáticas e ambientais. Ele agradeceu à FIEC por suas iniciativas que promovem boas práticas ambientais, sociais e de governança na indústria local.

Palestras e debates sobre sustentabilidade e governança

A Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, participou de um painel que discutiu “A Importância do Princípio da Sustentabilidade na Governança”. Ela debateu com Renata Santiago, Coordenadora-Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Rafael Silveira, CEO da Casa Azul, e Eveline de Castro Correia, Diretora Administrativa da Faculdade INBEC.

Alcileia enfatizou a relevância da governança para a sustentabilidade. “O mercado prova a cada dia que isso é um critério de seleção e de qualificação. Implementar uma agenda ESG é crucial para qualquer empresa, seja lucrativa ou não”, afirmou.

Leia também:

Painéis sobre crises climáticas e equidade no trabalho

O painel “Crises Climáticas e Aquecimento Global – Causas e Efeitos para Cidades, Empresas e Sociedade” foi mediado por Beatriz Cavalcante, Editora-Chefe de Economia do O POVO. Participaram Laiz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais, Luiz Drude de Lacerda, Professor do LABOMAR da UFC, Elisângela Teixeira, Vice-Presidente do Iplanfor, e Romildo Lopes, Coordenador de Meio Ambiente da CAGECE.

Outro painel abordou “Como as Empresas Podem Ser Mais Diversas e Promover a Equidade no Mercado de Trabalho”, mediado por Carol Kossling, Editora de Projetos e Colunista ESG do O POVO. Participaram Martír Silva, Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Fabiana Prado, Gerente de Cultura e Clima Organizacional do Grupo M. Dias Branco, e Amanda Melo, Articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.

O fórum também apresentou cases de sucesso de empresas que adotaram práticas de ESG, com representantes de DELL, Buffet Giardino e ArcelorMittal compartilhando suas experiências.

Presenças de destaque no evento

O evento contou com a presença de Paulo André Holanda, Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Ana Naddaff, Diretora de Jornalismo do O POVO, Alexandre Medina, Diretor-Geral de Negócios e Marketing do O POVO, e Paula Lima, Editora do Núcleo de Conteúdos Comerciais e Negócios do O POVO.

Últimas noticias