Na cidade de Cluj-Napoca, Romênia, a ginasta brasileira Bárbara Domingos, também conhecida como Babi, alcançou um marco histórico ao conquistar a medalha de bronze na final da fita na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica. Este feito é ainda mais importante já que esta é a primeira vez que a atleta de Curitiba, de 24 anos, se classifica para quatro finais de aparelho em uma etapa do torneio. Bárbara encantou o público com uma coreografia ao som de “Bad Romance” de Lady Gaga, recebendo uma nota de 32.350. A ucraniana Taisilia Onofriichuk levou o ouro e a húngara Fanni Pigniczki ficou com a prata, ambas com uma nota de 32.900, sendo Taisilia a vencedora pelo critério de desempate.
Carreira em ascensão
O bronze é o terceiro pódio de Bárbara em competições organizadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). No ano passado, a ginasta já havia conquistado o bronze na etapa da Copa do Mundo de Sofia, Bulgária, e o ouro no Grand Prix de Thiais, França. A curitibana, que tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, vem mostrando uma evolução constante na carreira.
Márcia Naves, treinadora de Bárbara, relatou os desafios enfrentados na preparação para a final da fita. “Estava um pouco apreensiva com a final de fita. Entre sair da área de competição, trocar collant, pegar aparelho e se preparar para entrar. E Babi tem todo um ritual, temos pouco tempo e ela não teve muita brecha para fazer as repetições. Tratei de enchê-la de confiança, afirmei que ela não precisava de repetição, que estava mais que treinada e pronta, e que era só entrar lá e fazer. E ela fez! Era muito difícil uma medalha nessa competição, numa disputa que reuniu praticamente todas as melhores ginastas do mundo. Mas conseguimos!”, comemorou a treinadora.
Além do bronze na fita, Bárbara também competiu nas finais de outros aparelhos, ficando em quinto lugar no arco com 33.700 pontos e nas maças com 33.450 pontos. Na final da bola, ela alcançou a sétima posição com 33.200 pontos.
Desempenho do Brasil
O conjunto brasileiro também teve uma boa participação. No sábado, o quinteto conquistou a prata na disputa geral. No domingo, porém, ficaram fora do pódio nas finais dos cinco arcos, terminando na quarta posição com uma nota de 37.750. Israel conquistou o ouro com 39.400 pontos, seguido pela Itália com 38.750 e Bulgária com 38.700. Na série mista (três fitas e duas bolas), a equipe brasileira ficou em oitavo lugar com 29.950 pontos, enquanto a Espanha levou o ouro, seguida pela França e Ucrânia, ambas com 33.850 pontos, sendo a França a campeã pelo critério de desempate.
Paris 2024
O Brasil garantiu presença tanto no individual quanto na disputa por conjunto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Bárbara Domingos competirá com outras 23 ginastas, enquanto o quinteto brasileiro medirá forças com outras 70 equipes. A competição de ginástica rítmica em Paris ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto.