Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Quer cozinhar um bife perfeito? Veja estas 4 etapas fáceis

Confira as melhores dicas de especialistas para cozinhar o bife perfeito em quatro etapas fáceis.
Confira dicas de como cozinhar um bife e arrasar na cozinha. (Foto: Loija Nguyen/Unsplash)

Quando se trata de cozinhar um bife, todos parecem ter uma opinião sobre qual é a melhor maneira. Desde a churrasqueira a carvão até a técnica sous-vide, existem inúmeras formas de preparar essa iguaria. Para isso, separamos dicas reunidas por açougueiros experientes e divulgadas pelo The New York Times.

Cozinhar um bife: primeira etapa começa com a carne

A carne faz a refeição. Para obter os melhores cortes, inicie uma conversa com seu açougueiro. Diga-nos se você quer um bife sofisticado ou um bife para o dia a dia. Entender suas preferências ajuda a selecionar um corte especial. Por exemplo: você gosta de cortes magros ou gordurosos? Alimentado com pasto ou com grãos? Escolha carne com cor rosada profunda e bom marmoreio.

Segunda etapa: escolha sua gordura e reúna suas ferramentas

Além da carne, você só precisa de sal, pimenta e gordura para cozinhar. Recomenda-se cozinhar com sebo bovino por seu alto ponto de fumaça. Alternativas incluem óleo de abacate, canola ou azeite de oliva extra leve. Evite o azeite de oliva comum, que queima em fogo alto.

Além disso, utilizar um termômetro de carne de leitura instantânea ajuda a garantir a temperatura ideal. A frigideira de ferro fundido é unanimidade entre os açougueiros por sua capacidade de manter o calor e criar uma crosta perfeita.

Terceira etapa: comece a cozinhar

Permitir que a carne atinja a temperatura ambiente antes do cozimento é importante. Tempere generosamente com sal e pimenta imediatamente antes de cozinhar. Pré-aqueça a frigideira até ficar bem quente, adicione a gordura e, em seguida, o filé. Cozinhe de ambos os lados usando um termômetro e siga a tabela de temperaturas:

  • Mal passado: 52°C
  • Ao ponto para mal: 57°C
  • Ao ponto: 63°C
  • Ao ponto para bem: 66°C
  • Bem passado: 71°C

Quarta etapa: dê um descanso

Depois de cozinhar, deixe a carne descansar por pelo menos cinco minutos para otimizar sua suculência e textura. Alguns cortes são melhores servidos inteiros, enquanto outros se beneficiam de serem fatiados transversalmente. Aproveite cada pedaço.

Leia também:

Receita de Ribeye à prova de erros

Após aprender como cozinhar um bife, confira essa receita de Ribeye,corte retirado da parte traseira do contrafilé bovino.

Tempo total: 1 hora e 30 minutos (inclui descanso)

Tempo ativo: 20 minutos

Porções: 2

Ingredientes:

  • 1 filé ribeye, com cerca de 3,8 cm de espessura, em temperatura ambiente
  • Sebo bovino ou óleo leve (abacate, canola ou azeite de oliva extra leve)
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:

  1. Preaqueça uma frigideira de ferro fundido em fogo médio por 5 minutos.
  2. Cubra o bife com sal e pimenta.
  3. Adicione 1 colher de sopa de sebo ou óleo à frigideira. Aqueça por 1 minuto.
  4. Adicione o filé à frigideira. Cozinhe de um lado por 4 a 5 minutos. Vire. Cozinhe do outro lado até que um termômetro de carne indique 57°C (para mal passado) ou até o ponto desejado.
  5. Retire o filé da frigideira e deixe descansar por 5 minutos.

Últimas noticias