O SENAI Ceará, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), celebrou uma conquista inédita ao promover, pela primeira vez, a aplicação de provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) com apoio de intérpretes de Libras, a língua brasileira de sinais. Esta inovação marcou a realização da prova objetiva, ocorrida no último dia 8 de junho, e da prova prática, realizada em 25 de junho, ambas contando com intérpretes de Libras, tanto em vídeo quanto presencialmente.
O impacto das provas em Libras pelo SENAI Ceará
O SAEP é um sistema que avalia a qualidade dos serviços oferecidos pelos cursos técnicos da instituição. Todos os anos, estudantes das seis unidades do estado participam de exames objetivos e práticos. O objetivo é garantir que os alunos atinjam o mais alto nível de desempenho, preparando-os adequadamente para o mercado de trabalho.
Sônia Parente, Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (Uned), ressaltou a importância desta iniciativa: “O SENAI Ceará já atua há dois anos no Programa SENAI de Ações Inclusivas, oferecendo atendimento diferenciado com escolas adaptadas, cursos e tecnologias inclusivas. Agora, somos um dos primeiros departamentos regionais a oferecer esse suporte crucial durante as provas do SAEP”.
Apoio na avaliação: um passo para a inclusão
A inclusão de intérpretes de Libras nas avaliações representa um avanço no apoio aos alunos. “A avaliação é um momento de tensão, e os alunos precisam sentir segurança com todo o suporte disponível, tanto em estrutura quanto em pessoal”, adicionou Sônia.
Régia Sousa, Interlocutora PSAI do Departamento Regional do SENAI Ceará, destacou a parceria com os intérpretes de Libras como essencial para a inclusão. “Inclusão é um aprendizado contínuo, e o SENAI, como instituição de excelência, se compromete a acolher e incluir todos os alunos”, afirmou Régia.
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Importância da Libras na educação
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas é fundamental para a educação inclusiva e para a formação de alunos surdos. A pesquisa do Censo IBGE de 2010 revelou que mais de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, representando mais de 5% da população. Apesar dos avanços na inclusão social e acessibilidade, a comunidade surda ainda enfrenta desafios significativos na comunicação e educação.
A Lei 13.146/2015, em seu Art. 27, destaca que a educação deve ser inclusiva em todos os níveis, promovendo o máximo desenvolvimento possível das habilidades de cada indivíduo. “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurando um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo da vida”, conforme estipulado pela lei.