A Petrobras, em parceria com os Institutos Federais, lança mais de 7 mil vagas para cursos em Óleo e Gás em Pernambuco, inaugurando o Programa Autonomia e Renda. A cerimônia ocorreu ontem na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca.
José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, revela que Pernambuco hospeda 40% das vagas devido ao papel relevante da RNEST. Este complexo não apenas lidera na produção de diesel, mas também contribui para reduzir a dependência nacional de importações deste combustível.
Estrutura do programa
Para o segundo semestre de 2024, a Petrobras planeja iniciar mais de 60 turmas em Pernambuco, oferecendo um total de 1.700 oportunidades de qualificação. Os cursos estão categorizados em técnicos, com duração de dois anos, e em formação continuada (FIC). Os alunos participarão em regime de meio período e receberão uma bolsa-auxílio que varia entre R$ 660,00 e R$ 858,00 para mulheres com filhos até 11 anos. Durante as aulas, os Institutos Federais proporcionarão cuidados infantis para os filhos dos estudantes.
Alianças e estímulos
A iniciativa é fruto da cooperação entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as unidades do Senai nos municípios envolvidos. O programa não apenas capacita os profissionais, mas também promove desenvolvimento social por meio da educação.
Detalhes dos cursos e como se inscrever
Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, como caldeireiro, eletricista, inspetor, instrumentista, isolador, mecânico montador e de manutenção, montador de andaime, soldador, e técnicos em automação, eletrotécnica, mecânica, planejamento e segurança. Marcela Levigard, gerente de projetos sociais da Petrobras, enfatiza que os cursos foram customizados para atender às exigências específicas do setor de óleo e gás.
Critérios de seleção e prioridades
Os editais serão disponibilizados na última semana de julho, e as inscrições poderão ser realizadas online e em pontos presenciais para facilitar o acesso de grupos vulneráveis. Há uma preferência nas inscrições para os moradores de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, embora o programa também esteja aberto para moradores de outras localidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Abreu e Lima e Caruaru. Outros grupos prioritários incluem mulheres, pessoas trans, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas pretas e pardas e refugiadas.
Apoio dos Institutos Federais
Além de ministrar os cursos, os Institutos Federais também aprimorarão sua infraestrutura, construindo novos laboratórios para acomodar os estudantes. De acordo com Márcio Maia, gerente geral da Refinaria Abreu e Lima, a capacitação profissional proporcionada é essencial para preparar os candidatos para os processos seletivos nas empresas do setor.