A terceira edição da Feira do Livro, organizada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, promete ser um grande sucesso em 2024. O evento, que acontece de 29 de junho a 7 de julho, contará com a participação de mais de 70 autores, incluindo escritores brasileiros e estrangeiros, além de personalidades de outras áreas que têm ligação com o universo literário.
Programação diversificada e convidados ilustres
A programação completa foi divulgada ontem (24). O evento contará com dois palcos principais: o Palco da Praça, situado no meio da Praça Charles Miller, e o Auditório Armando Nogueira, localizado no Museu do Futebol. Entre os convidados estão nomes como o sambista Martinho da Vila, o diplomata Rubens Ricupero, a cozinheira Rita Lobo e o ex-jogador Walter Casagrande.
A Feira também receberá autores internacionais de destaque. Entre eles estão a escritora travesti argentina Camila Sosa Villada, conhecida por suas obras que abordam questões de identidade e gênero; Claudia Piñero, uma ficcionista engajada na luta pelos direitos das mulheres; e Rui Tavares, historiador e político português. A presença de autores como a americana Jamaica Kincaid e a francesa Hannelore Cayre acrescenta uma dimensão global ao evento.
Destaques da programação
A programação da Feira do Livro 2024 é vasta e variada. No dia 29 de junho, a abertura oficial acontecerá às 10h no Palco da Praça. Hannelore Cayre será a primeira a se apresentar no Auditório Armando Nogueira às 10h15. A programação do dia inclui discussões com Christian Dunker, Natalia Timerman, Rui Tavares, Rubens Ricupero, Martinho da Vila e Betina González, entre outros.
No domingo, 30 de junho, o evento continua com a presença de Marcelo Viana, Nara Vidal, Rui Tavares, Alice Carvalho, Rita Lobo e muitos outros. Na segunda-feira, 1º de julho, a atriz Titi Müller mediará uma mesa literária que contará com a participação dos escritores gaúchos Morgana Kretzmann, Jeferson Tenório e Paulo Scott.
Leia também:
Inclusão e acessibilidade
Um dos grandes diferenciais da Feira do Livro é seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Graças ao apoio do Instituto Ibirapitanga, editoras periféricas e sem fins lucrativos serão isentas da taxa de participação, permitindo uma diversidade maior de expositores. Entre as editoras beneficiadas estão a Malê, a Câmera Periférica do Livro (CPL) e o Instituto Socioambiental.
Além disso, a Feira do Livro coletará livros para reabastecer bibliotecas escolares e comunitárias no Rio Grande do Sul, afetadas por emergências climáticas. A meta é arrecadar 40 mil títulos. A transmissão de toda a programação será ao vivo pelo YouTube, e algumas mesas aparecerão em programas da TV Brasil e da Rádio Eldorado FM.
Mesas de debate e sessões de autógrafos
A Feira do Livro 2024 abordará uma ampla gama de temas em suas mesas de debate. Entre os tópicos estão os 60 anos do golpe militar, a herança da escravidão, a história do século XX e as origens da raça humana nas Américas. Após os debates, os autores encontrarão o público na Tenda de Autógrafos da Dois Pontos, a livraria oficial do evento.
Além dos principais locais da Feira do Livro, haverá três espaços menores, os Tablados, onde ocorrerão debates e sessões de autógrafos promovidos pelos expositores. A praça de 15 mil metros quadrados será ocupada por 150 expositores, entre editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura.
Realização e parcerias
A Feira do Livro é realizada pela Associação Quatro Cinco Um, que edita a revista literária homônima, em parceria com a Maré Produções e o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A curadoria do evento está a cargo da equipe da Associação Quatro Cinco Um, sob a coordenação do diretor-geral Paulo Werneck.