Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Microsoft conquista marcos ecológicos com projeto no Cerrado

Microsoft e TIG selam negócio histórico para restauração do Cerrado com créditos de carbono.
Microsoft conquista marcos ecológicos com projeto no Cerrado

A Microsoft adquiriu 8 milhões de créditos de carbono do BTG Pactual Timberland Investment Group (TIG). Essa aquisição faz parte de um projeto abrangente de restauração e reflorestamento no Cerrado brasileiro, reforçando o compromisso ambiental da empresa de tecnologia.

Estratégia de restauração

A Microsoft e o TIG produzirão créditos de carbono restaurando florestas nativas e plantando espécies nativas e exóticas. O projeto, que visa revitalizar 270 mil hectares, concentra-se inicialmente em 135 mil hectares de terras previamente degradadas. Além disso, esse projeto inclui um investimento de US$ 1 bilhão e conta com o apoio da Conservation International.

O TIG, um líder global em gestão de investimentos florestais, está restaurando, conservando e plantando em áreas desmatadas. Até agora, o grupo revitalizou 37 mil hectares, plantou mais de 7 milhões de árvores e está restaurando cerca de 2.600 hectares de floresta nativa.

 

Benefícios ambientais e comunitários

A aquisição de créditos visa não apenas compensar as emissões de carbono da Microsoft, mas também alcançar uma pegada de carbono negativa até 2030 e eliminar todas as emissões desde sua fundação até 2050. Esses esforços alinham-se com metas ambientais mais amplas.

A biodiversidade também se beneficia, como demonstram os mais de 297 espécies identificadas na primeira área restaurada. Um novo corredor ecológico, de quase 5 quilômetros, está planejado para conectar quase 10 mil hectares de habitat natural.

Além disso, o projeto apoia o desenvolvimento das comunidades locais, com a Conservation International assegurando que as atividades de reflorestamento promovam inclusão e sustentabilidade social.

Por outro lado, o TIG colabora com a Universidade Federal de Viçosa no estudo de técnicas de restauração do Cerrado. Os métodos variam desde a regeneração natural assistida até a semeadura direta, maximizando a restauração da biodiversidade e da estrutura florestal.

Essas iniciativas ilustram como grandes corporações estão investindo em sustentabilidade e como as estratégias de reflorestamento podem integrar-se em planos corporativos de longo prazo. Mark Wishnie, diretor de sustentabilidade do TIG, enfatiza que a parceria estabelece novos padrões de qualidade e integridade no mercado de créditos de carbono.

A colaboração entre a Microsoft e o TIG exemplifica como parcerias estratégicas entre empresas privadas e ONGs podem alcançar objetivos ambientais importantes, beneficiando o planeta e as comunidades locais.

Últimas noticias