A magia da leitura para pessoas com deficiência visual se dá pelo braile. Nesse sentido, para oferecer essa experiência a crianças sem acesso à leitura, a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento recebeu recentemente livros infantis doados pela empresa têxtil Lunelli, em português e Braile. Após a doação, a Fundação direcionou os exemplares à Escola Instituto Hélio Góes, em Fortaleza.
“Estamos muito contentes de ter recebido os livros da Lunelli. Trata-se de um passo importante na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades para crianças com deficiência visual. Acredito que a educação é a chave para um futuro melhor, e proporcionar acesso à leitura em Braile é essencial para o desenvolvimento intelectual e social dessas crianças”, afirmou Ana Maria Studart, vice-presidente da Fundação Beto Studart.
A Escola Instituto Hélio Góes é mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos desde 1943. A instituição atende crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, buscando educar, reabilitar e oferecer oportunidades de aprendizado e inclusão social. Além disso, o braile desempenha um papel fundamental ao facilitar a leitura e o acesso ao conhecimento para pessoas cegas ou com baixa visão.
Lunelli e Alakazoo
A Alakazoo é uma das marcas da Lunelli, uma indústria têxtil catarinense com mais de 40 anos de experiência. Impulsionada pela valorização da diversidade, a marca apresentou a segunda edição da coleção “Moda para Todos”. A linha, composta por peças que não diferenciam gêneros, incentiva várias formas de interação entre todas as crianças.
A inspiração para todas as peças da coleção veio do livro infantil “Alakazebra! Vamos salvar o planeta!”, que narra a história de uma zebrinha em sua missão de salvar o planeta da poluição.
Além do lançamento da nova coleção, a Alakazoo, doou 5 mil exemplares do livro “Alakazebra! Vamos salvar o planeta!”, com ilustrações e impressão em braile, para instituições que atendem crianças com deficiência e projetos de preservação ambiental, dentre elas a Fundação Beto Studart.
Veja, em vídeo, a iniciativa da Fundação Beto Studart de direcionar os livros infantis em Braile para a escola no Ceará.