A UNICEF, em parceria com a AVSI Brasil, realizou uma ação educativa abrangente em seis cidades do Agreste de Pernambuco. A iniciativa, implementada pela ONG AVSI Brasil, envolveu alunos, professores e gestores municipais de Cumaru, Lagoa dos Gatos, Itaíba, Ouricuri, Bodocó e Araripina. O objetivo foi promover um ambiente escolar saudável e educar sobre higiene e saúde menstrual.
Concurso criativo e oficinas
O projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos” beneficiou 8.781 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As oficinas abordaram temas como água, higiene e saúde menstrual. Os alunos participaram de um concurso criativo em categorias como pôster educativo, vídeo, post para redes sociais e história em quadrinhos. Cada município terá a premiação de quatro alunos vencedores entre os dias 14 e 21 de junho. Os prêmios incluem certificados, publicação dos materiais nos canais oficiais do UNICEF e AVSI Brasil, além de um computador para o aluno ou grupo vencedor.
Capacitação de gestores e funcionários
O projeto também envolveu gestores e funcionários em capacitações sobre uso, manutenção e higienização de cisternas e caixas d’água. As capacitações incluíram orientações e normas de higiene dentro e fora do ambiente escolar. Ao todo, 40 escolas receberam melhorias de infraestrutura e 253 gestores e funcionários foram capacitados. As escolas ganharam cisternas, melhorias nos banheiros e sistemas de captação de água de chuva.
Dignidade menstrual
A saúde e dignidade menstrual foram temas centrais do projeto. Mais de 5 mil meninas receberam kits com absorventes e uma cartilha educativa elaborada pelo UNICEF. A gerente estratégica da AVSI Brasil, Ana Bianchi, explicou que as ações “promoveram o protagonismo de alunos e alunas para pensar e discutir higiene e dignidade menstrual nas escolas, colocando-os no centro do desenvolvimento.”
Impacto na comunidade escolar
Profissionais como a gestora da Escola Municipal Martins José de Alencar, em Cumaru, Girlene Pereira, acreditam que as ações do projeto, incluindo as oficinas e o incentivo aos alunos por meio de premiações promovem mudanças duradouras no sistema educacional. “Já conseguimos visualizar os impactos das ações na vida dos alunos e, consequentemente, nas famílias envolvidas. Quando trabalhamos em parceria, contribuímos ativamente para um mundo melhor”, comentou.
Sobre a AVSI Brasil
A AVSI Brasil é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 2007, que contribui para melhorar as condições de vida de pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária. Além disso, é certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e está vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, uma ONG italiana que atua em 39 países.
Em 2023, a AVSI Brasil desenvolveu 57 projetos, beneficiando diretamente mais de 873 mil pessoas. Dessa forma, com um investimento social de R$ 107 milhões, os projetos abordaram temas como Água e Segurança Alimentar, Cidades Inclusivas e Resilientes, Emergências, Energia e Ambiente, Justiça e Prevenção da Violência, Migração e Refúgio, Parcerias Multissetoriais, Socioeducacional e Trabalho e Crescimento Econômico.