As gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft e Salesforce anunciaram uma nova aliança denominada Symbiosis Coalition. Seu objetivo é adquirir até 20 milhões de toneladas de créditos de remoção de carbono de alta qualidade baseados na natureza até o ano de 2030. Portanto, a iniciativa marca um compromisso das corporações em investir e promover o mercado voluntário de carbono. Além disso, visa impactar positivamente o meio ambiente e as comunidades locais.
Julia Strong, diretora executiva da Symbiosis Coalition, comentou sobre o esforço colaborativo. “Symbiosis representa um compromisso firme com a importância da natureza para a ação climática e o papel dos mercados de carbono,” explicou. “Quando bem executados, esses mercados financiam soluções climáticas críticas. Além disso, estas empresas líderes estão empenhadas em fazer da restauração a alavanca mais eficaz possível no combate às mudanças climáticas.”
A coligação destacou que o mercado para créditos de remoção baseados na natureza enfrenta barreiras. Existe a falta de projetos de restauração de alta qualidade e incerteza quanto à disposição de pagar. Consequentemente, isso tem mantido os investidores à margem e minado a confiança pública no potencial desses créditos para o clima e impacto social.
O grupo enfatizou que a formação da coligação ajudará a superar esses obstáculos. Ademais, facilitará a assinatura de acordos de longo prazo para projetos que sigam critérios rigorosos. Esses incluem pressupostos conservadores sobre o impacto climático, a aplicação da melhor ciência e práticas disponíveis. Além disso, envolverão de forma justa e compensatória os povos indígenas e as comunidades locais.
Ampliação de impacto
Além disso, a Symbiosis Coalition pretende colaborar com investidores, ONGs, criadores de padrões de mercado e promotores de projetos para aumentar a escala e o impacto dessas iniciativas. A coalizão será norteada por cinco pilares de qualidade: contabilidade conservadora, durabilidade, benefícios sociais e comunitários, integridade ecológica e transparência. Portanto, esses pilares orientarão os critérios de qualidade para a aquisição de projetos baseados na natureza.
Os membros da coligação também terão a oportunidade de adquirir créditos de remoção de carbono através de uma solicitação de proposta (RFP) conjunta. Essa inicialmente focará em projetos de florestamento, reflorestamento e revegetação, incluindo práticas agroflorestais. Dessa forma, esta medida busca ampliar o compromisso individual das empresas e fortalecer a ação coletiva em prol de uma agenda ambiental sustentável.