O Cannes Lions International Festival of Creativity, realizado anualmente em Cannes, na Riviera Francesa, é um dos principais eventos de publicidade e criatividade do mundo. Este ano, três brasileiras destacam-se ao apresentar um projeto focado em sustentabilidade e ESG.
Dilma Campos, CEO da Nossa Praia e líder de ESG na B&Partners.co, é uma das integrantes do trio. Ela foi jurada no Cannes Lions Festival em 2022 e 2023. Além disso, Erlana Castro, fundadora do think tank #ESGpraJÁ e professora convidada na Fundação Dom Cabral, é outra parte essencial da equipe. Por fim, Paula Trabulsi, cineasta e fundadora da ASAS.BR.COM, completa o trio com sua vasta experiência em narrativas multimídia e conselhos nas áreas de Cultura, Entretenimento e ESG.
Business Model (RE)Generation Canvas
Nesse sentido, o destaque do trio é o Business Model (RE)Generation Canvas, uma ferramenta ESG. Essa versão adaptada do Business Model Canvas (BMC), criado por Alex Osterwalder, visa integrar práticas ambientais, sociais e de governança corporativa nos modelos de negócios.
Projeto ESG: origem e aplicação do BMC
O Business Model Canvas é amplamente utilizado por profissionais para desenvolver e detalhar modelos de negócios. Nesse sentido, Erlana Castro destaca que frameworks como este permitem novas formas de pensar e criar estratégias inovadoras. O grupo lançou recentemente o Business Model (RE)Generation Canvas, que já está disponível para download em formato PDF.
Leia também:
Processo de criação e objetivo
De tal maneira, o trio investiu cerca de 210 horas em estudos e atividades de cocriação para adaptar o modelo original de Osterwalder, visando incorporar novas provocações relacionadas ao ESG. Assim, segundo Erlana Castro, a intenção é avançar a discussão original do BMC, gerando novas análises e sínteses criativas aplicáveis ao ESG.
Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions
O festival, que ocorre de 17 a 21 de junho, contará com mais de 150 horas de conteúdo e cerca de 500 palestrantes, incluindo personalidades como Deepak Chopra, Google, Guiness, Jay Shetty, Queen Latifah e Marc Pritchard. O trio brasileiro, portanto, apresentará o painel “How to: Blend ESG into Your Creative Equation” no dia 18 de junho.
Impacto e futuro do ESG
Por fim, para 2024, Erlana Castro prevê que o ESG será o tema estratégico mais importante, seguido pela inteligência artificial generativa. De tal maneira, ela acredita que o foco do ESG se deslocará da gestão de risco para a criação de valor, movendo o ESG do lado do custo para o lado da receita.
“É aqui que entra o Business Model (RE)Generation Canvas: no (re)design da estratégia criativa, ou seja, tirando o ESG do lado do custo e passando para o lado da receita”, afirma.