Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Municípios do ABC Paulista destacam-se em alfabetização

São Caetano (1,2%) e Santo André (2%) estão entre os municípios com menores taxas de analfabetismo no Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE.
(Foto: CDC/Pexels)

Os municípios de São Caetano e Santo André, no ABC Paulista, destacaram-se no Censo Demográfico 2022 divulgado pelo IBGE. Eles apresentaram as menores taxas de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais.

São Caetano no Topo

São Caetano do Sul apresentou uma taxa de analfabetismo de 1,2%. Esta é a menor entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil e até 500 mil habitantes. Junto com Balneário Camboriú, em Santa Catarina, São Caetano lidera este ranking. Das 140.316 pessoas acima de 15 anos entrevistadas, apenas 1.627 não sabem ler ou escrever. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) celebrou o resultado. Ele destacou o trabalho consistente na educação e os investimentos na carreira do magistério e infraestrutura das escolas.

Santo André se Destaca

Santo André, única cidade do Sudeste na lista dos municípios com mais de 500 mil habitantes, figura na quinta posição. A cidade tem uma taxa de 2%, equivalente a 12.602 pessoas analfabetas entre os 627.870 habitantes. O prefeito Paulo Serra (PSDB) destacou a meta de zerar o índice de analfabetismo. Ele enfatizou os desafios pós-pandemia e a importância da qualidade das escolas públicas e privadas. Entre as iniciativas, mencionou a distribuição de tablets para alunos do Ensino Fundamental e o programa Nenhum a Menos, voltado para a diminuição da evasão escolar.

Rio Grande da Serra e a Média Regional

Na região, Rio Grande da Serra apresentou o maior índice de analfabetismo, com 4,2%. A média regional é de 3,2%. Dos moradores da região, 97,5% dos homens e 96,9% das mulheres são alfabetizados.

Leia Também:

Contexto Nacional

Em todo o país, de 163 milhões de pessoas com 15 anos ou mais, 151,5 milhões eram alfabetizadas em 2022. A taxa de alfabetização foi de 93%. O levantamento do IBGE destacou que as menores taxas de analfabetismo foram encontradas entre pessoas brancas (4,3%) e amarelas (2,5%). As maiores taxas foram entre pretos (10,1%), pardos (8,8%) e indígenas (16,1%).

Evolução ao Longo dos Anos

Comparando os resultados de 2000, 2010 e 2022, houve uma queda contínua na taxa de analfabetismo. Isso reflete a expansão educacional que universalizou o acesso ao ensino fundamental desde os anos 1990. Essa mudança demográfica substituiu gerações mais antigas e menos educadas por gerações mais novas e mais educadas.

A educação no ABC Paulista, historicamente uma região industrial, continua mostrando progresso. São Caetano e Santo André exemplificam como investimentos consistentes e políticas educacionais eficazes podem gerar resultados significativos. Isso beneficia a população e o futuro da região.

Últimas noticias