Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Exército e Correios transportam mais de 200 toneladas de doações

Nesta terça (14/05), mais 10 caminhões do Exército e duas carretas dos Correios transportando 200 toneladas de doações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, saíram da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), rumo à Base Aérea de Canoas (BACO).
(Foto: 2S R. Rodrigues)

As atividades de transporte de donativos pelos modais aéreo, rodoviário, ferroviário e marítimo não param. Nesta terça (14/05), mais 10 caminhões do Exército e duas carretas dos Correios transportando 200 toneladas de doações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, saíram da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), rumo à Base Aérea de Canoas (BACO).

Os caminhões, que auxiliam no translado das doações arrecadadas por meio da Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), levam donativos, como itens de cama, mesa e banho, cestas básicas, fardos de água mineral, produtos de limpeza, ração para animais e outros itens essenciais. O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) foi base de apoio para o comboio de caminhões.

A campanha da FAB mobilizou diversas instituições e integrantes da sociedade civil na ajuda humanitária ao RS e muitas delas têm firmado parcerias com as Forças Armadas no intuito de intensificar a distribuição de donativos ao estado. Nesse contexto, o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e a Base Aérea do Galeão (BAGL), em cooperação com o Sindcarga, a MRS Logística e a Maersk, levarão parte dos donativos arrecadados pela Campanha, no Rio de Janeiro, por meio de contêineres.

Nesta segunda (13/05), seis caminhões partiram da BAGL, transportando 106 toneladas de mantimentos. “Eles seguem pelo modal terrestre até o bairro do Caju, de onde a MRS vai transportá-los, por meio ferroviário, até o Porto de Santos. De lá, o material partirá por via marítima até o Porto de Rio Grande”, explicou o Comandante da BAGL, Coronel Fabio Ferreira Silva.

O Presidente do Sindicarga, Filipe da Costa Coelho, comentou sobre a importância da integração entre as empresas de transporte. “Estamos todos mobilizados porque sabemos que o grande desafio é fazer com que os donativos cheguem a quem precise. A modalidade rodoviária está enfrentando o desafio de conseguir transitar com as carretas diante dos alagamentos. O mesmo acontece com o aeroporto, dificultando a chegada por meio aéreo”, pontuou.

Os mantimentos também continuam sendo transportados por meio das aeronaves da FAB. Ainda na segunda, 54 toneladas foram transportadas para Canoas em três voos, dois no KC-390 Millennium e um no KC-30. Até o momento, a BAGL já arrecadou mais de 1.700 toneladas de donativos, entre eles fardos de água, roupas, alimentos, materiais de higiene e de limpeza, rações animais, colchões e medicamentos.

*Com informações da Assessoria.

Últimas noticias