A pesquisa nacional de intenção de compras conduzida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), através da plataforma PiniOn, revela que 46,2% dos entrevistados planejam comprar presentes para o Dia das Mães. Por outro lado, 31% declararam que não têm intenção de comprar, enquanto 22,8% estão indecisos.
A pesquisa foi realizada com uma amostra representativa de 1.682 entrevistados em todo o país. Em comparação com o ano anterior, houve uma diminuição na proporção dos que pretendem comprar presentes, um leve aumento naqueles que não têm intenção de comprar e uma elevação na proporção de indecisos.
Do grupo de entrevistados que planejam presentear suas mães, 38,1% têm a intenção de aumentar seus gastos em comparação com o ano anterior, enquanto 34,9% planejam gastar menos. Em relação ao ano passado, observou-se uma diminuição na proporção daqueles que desejam gastar mais, enquanto houve um aumento na proporção daqueles que planejam gastar menos no Dia das Mães. Em termos de nível de gasto, a grande maioria (75,6%) pretende desembolsar entre R$ 150 e R$ 300.
A pesquisa também constatou que a maioria das compras será feita em pequenos estabelecimentos (45,7%), com uma preferência por compras presenciais em lojas físicas (61,5%). Além disso, a maioria dos entrevistados (66,7%) afirmou que não pretende usar o adiantamento do 13º salário para as compras do Dia das Mães.
A tabela mostra as principais categorias de bens e serviços que os entrevistados planejam adquirir, bem como as formas de pagamento preferenciais, como dinheiro/débito, PIX ou parcelamento. Cada entrevistado teve a oportunidade de selecionar mais de uma categoria de presente, vale ressaltar. Veja:
Produtos mais buscados