Durante o mês de abril, o Governo do Paraná se dedicou à conscientização sobre o autismo, resultando na emissão de 4 mil novas Carteirinhas do Autista (Ciptea) por meio de mutirões organizados pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. Com a participação de 330 municípios, a campanha teve Curitiba liderando em número de emissões, com 399 carteirinhas, seguida por Maringá com 184 e Foz do Iguaçu com 162.
Política Inclusiva Ampliada
A secretária em exercício, Luiza Simonelli, enfatizou o crescimento anual na emissão da Carteirinha do Autista e a importância da iniciativa. “Aproveitamos esse mês para incentivar a emissão e ampliar o alcance desta política inclusiva, assegurando os direitos dos paranaenses”, disse.
Benefícios e Direitos Garantidos
A Ciptea garante atendimento prioritário e serve como um documento de identificação oficial. Kelly Cristina Ito Godoy, mãe de uma beneficiária de 11 anos de Maringá, destacou o impacto positivo do documento no reconhecimento e garantia dos direitos das crianças com autismo.
Continuidade do Acesso Online
Mesmo após o término das ações presenciais, a emissão da Carteirinha do Autista continua disponível online. Todos os residentes do Paraná com TEA podem solicitar a carteira no site oficial, que após análise, permite a impressão do documento mediante confirmação via e-mail ou SMS.
Documentação Necessária
Os interessados devem apresentar RG, CPF, fotografia recente digitalizada do autista, além de um laudo médico detalhado e exame de tipo sanguíneo. Todos esses documentos são fundamentais para completar o cadastro e garantir a emissão da carteira.