Categoria ESG

71% das empresas brasileiras adotam práticas ESG

Estudo revela que a maioria das empresas no Brasil está adotando práticas de sustentabilidade ESG, com 7 em cada 10 já implementando iniciativas nesse sentido.

A conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) ganhou força entre as empresas brasileiras no último ano, revela um levantamento realizado pela Amcham Brasil, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil. De acordo com o estudo anual “Panorama ESG 2024”, 71% das empresas pesquisadas já implementaram ou deram início a algumas dessas práticas de boas condutas.

Comparado ao levantamento anterior realizado em 2023, houve um aumento de 24 pontos percentuais na curva de adoção de práticas ESG. “O progresso é importante, mas há um vasto espaço para aprimoramentos. A evolução contínua, a inovação e as políticas públicas específicas são fundamentais para aprofundar nosso compromisso e ampliar a eficácia das práticas ESG no mercado”, destaca Abrão Neto, CEO da Amcham.

O estudo revela que a maioria das empresas brasileiras está integrando ações sustentáveis diretamente aos modelos de negócio. Dos 687 executivos ouvidos, 26% afirmam que as empresas são “inovadoras” ou possuem uma abordagem madura em relação ao ESG. Já 45% estão nos estágios iniciais de implementação dessas práticas.

Os principais impulsionadores para 78% das empresas pesquisadas são os compromissos ambientais e sociais, seguidos de perto pela busca de melhoria da imagem corporativa, citada por 77% dos entrevistados.

Apoio 

Além disso, a pesquisa destaca a percepção da importância do apoio governamental para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Cerca de 77% das empresas consideram esse apoio fundamental. Assim, 66% destacam a necessidade de incentivos à transição para energias renováveis, como eólica, solar e hidrogênio limpo.

Abrão Neto enfatiza o papel da Amcham na influência sobre a organização de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. “Advogamos por medidas que promovam a energia limpa, incluindo regulamentações para o mercado de carbono e energias offshore. Além disso, buscamos fortalecer parcerias internacionais, especialmente com os Estados Unidos, para liderarmos globalmente nesse importante tema”, conclui.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.