Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Professor cearense se torna finalista de Prêmio de Matemática

Professor cearense concorre a prêmio nacional de matemática por inovação educacional.
Clairton Lourenço, premiado por sua dedicação a Matemática. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Clairton Lourenço Santos, um professor da rede pública estadual em Camocim, Ceará, conquista uma posição de destaque ao se tornar finalista na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMBr). Com 20 anos de serviço, Clairton representa o único candidato de seu estado entre os finalistas da competição.

Estratégias didáticas reconhecidas

A abordagem inovadora de Clairton, que combina métodos didáticos com o uso de tecnologia, chamou a atenção na OPMBr. Esta premiação busca homenagear docentes do ensino médio pelo seu desempenho excepcional em sala de aula, com os vencedores da categoria ouro sendo anunciados em uma cerimônia virtual no dia 27 de março.

Prêmio e oportunidade internacional

Dos 20 professores selecionados para a fase final, 10 serão escolhidos para participar de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, China. Lá, terão a chance de visitar o Centro de Educação para Professores da Unesco na Universidade Normal da China. Seguindo a viagem, cada um conduzirá workshops em várias cidades brasileiras, como parte de uma iniciativa coordenada com o Ministério da Educação.

Iniciativa durante a pandemia

O destaque de Clairton na competição se deve em grande parte ao seu projeto “Matemática Inesquecível”, um canal do YouTube criado em 2020 durante a pandemia de covid-19. O canal, que visa facilitar o aprendizado de matemática online, conta com aproximadamente 1,2 mil vídeos e mais de 5 mil inscritos.

Processo seletivo rigoroso

A OPMBr, em sua primeira edição, iniciou com cerca de 600 professores na primeira fase, exigindo uma prova de matemática e avaliação didática. A competição, criada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), prosseguiu com 67 candidatos na segunda fase, onde Clairton se destacou com seu projeto pandêmico. A fase final consistiu em entrevistas com o Comitê Acadêmico, preparando o terreno para o anúncio dos ganhadores.

Reconhecimento e gratidão

“A gente se dedica no dia a dia na sala de aula. É uma tarefa nobre, mas com muitos desafios. Ter o reconhecimento do nosso trabalho é muito gratificante”, compartilha Clairton, expressando a honra de ser reconhecido por seu esforço e dedicação ao longo de duas décadas de ensino.

Últimas noticias