A organização Espro (Ensino Social Profissionalizante), ao longo de 45 anos, dedica-se à missão de transformar a vida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inserção no mercado de trabalho. Com uma metodologia focada na socioaprendizagem, a entidade já auxiliou 580 mil jovens a encontrar sua primeira oportunidade de emprego, além de realizar mais de 1.2 milhão de atendimentos sociais.
Desafiando estatísticas
Confrontando uma realidade onde 22,3% dos jovens brasileiros entre 15 a 29 anos encontram-se na condição “sem-sem”, sem acesso ao estudo e ao trabalho, o Espro apresenta alguns resultados. Entre os jovens que participaram de seus programas, apenas 8% se encontram nessa situação, evidenciando o impacto de suas ações na redução dessa estatística.
Educação e trabalho: a dupla face do desenvolvimento
Os programas de aprendizagem e estágio do Espro são os pilares para a consecução de cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Ao alinhar trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar, e erradicação da pobreza, a entidade reforça seu compromisso com a formação integral dos jovens.
Recordes e expansão
Em 2023, a entidade alcançou um marco ao atender mais de 17 mil novos jovens aprendizes, superando os 15 mil atendimentos do ano anterior. Para 2024, a expectativa é de atingir um novo recorde com a inclusão de 18 mil novos aprendizes, totalizando 35 mil jovens em formação.
Alcance nacional
Com 8 filiais e 55 núcleos regionais, o Espro marca presença em 1.067 municípios brasileiros, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens. Por meio da Rede de Aprendizagem Espro (RAE), estabelece alianças estratégicas para ampliar seu impacto social e profissional.
Compromisso ESG
O Espro também se posiciona como uma solução para as práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) no ambiente corporativo, enfatizando o componente social. A entidade demonstra como a integração de fatores sociais pode contribuir para a inclusão, equidade e diversidade nas empresas, alinhando-se com as demandas contemporâneas por sustentabilidade e responsabilidade social.