Após quatro anos de intenso trabalho de reconstrução, o campus da Microsoft em Redmond revela um dos seus projetos mais ambiciosos: o Centro de Energia Geotérmica (TEC). Este projeto, parte de uma modernização em grande escala de 72 acres, destaca-se por seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Com a finalização dos trabalhos do campo geotérmico de 6,5 acres, que inclui cerca de 900 furos de até 550 pés de profundidade, a Microsoft visa suprir 50% das necessidades de aquecimento e resfriamento do campus de forma livre de emissões de carbono.
Tecnologia e inovação
O processo de perfuração, apesar de desafiador devido a detritos e obstáculos naturais no subsolo, foi concluído com sucesso pela GLY Construction. Utilizando técnicas avançadas de projeto e construção virtual, incluindo um modelo 3D do local com precisão milimétrica, a equipe de construção entregou o projeto dentro do prazo e do orçamento. O TEC funciona por meio de um sistema geotérmico de circuito fechado, que troca calor com o subsolo enviando água a diferentes temperaturas.
Capacidade e impacto
O sistema de aquecimento e resfriamento geotérmico demonstra capacidades impressionantes, capaz de fornecer 28 milhões de Btus por hora em aquecimento e 9.000 toneladas de refrigeração através de seus nove chillers. Esse sistema foi projetado para atender a 3 milhões de pés quadrados de escritórios e áreas de lazer distribuídos em 17 edifícios, com quatro ainda em fase de planejamento.
Benefícios ambientais e infraestrutura
Além de suas capacidades técnicas, o TEC contribui significativamente para a redução de carbono no campus, com destaque para a alimentação do sistema por fontes de energia renovável. Durante a construção, 95% dos resíduos de demolição foram desviados de aterros sanitários, e houve uma redução de ao menos 30% no carbono incorporado nos materiais de construção. O campus também incluirá elementos como cozinhas totalmente elétricas e cisternas para a captação de água da chuva, reforçando o compromisso da Microsoft com a sustentabilidade.
Espaço de lazer e comunidade
O campo de poços geotérmicos não serve apenas como uma fonte de energia sustentável; ele também foi transformado em um espaço comunitário com 2,5 milhas de trilhas para caminhada e ciclismo, campos para diversos esportes e quadras de basquete.