O Coletivo Autista da Universidade de São Paulo (USP) tomou uma iniciativa pioneira ao desenvolver um manual dedicado a orientar professores e funcionários sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta cartilha, intitulada “Tenho um aluno autista… e agora?”, visa o apoio a alunos com autismo, facilitando a inclusão de estudantes com TEA e oferecendo um ambiente educacional mais acolhedor.
Diretrizes da cartilha
O manual propõe práticas adaptativas essenciais para o cotidiano acadêmico, como:
- Clareza nas instruções: Evitar figuras de linguagem em enunciados, optando por instruções explícitas.
- Avaliações diferenciadas: Sugerir alternativas às apresentações orais, como dissertações escritas, e considerar formas distintas de avaliação para capturar a verdadeira compreensão do aluno sobre a matéria.
- Ambiente acolhedor: Manter a sala de aula em condições favoráveis, evitando estímulos excessivos que possam perturbar o estudante com autismo.
O desafio da inclusão
Apesar da legislação brasileira garantir o direito à educação inclusiva, a implementação prática enfrenta obstáculos, especialmente no ensino superior. Amanda César Corrêa, uma das autoras da cartilha e estudante de Letras na USP, destaca a dependência da disposição dos professores em adaptar-se às necessidades dos alunos com TEA. A cartilha busca então servir como um recurso para superar essas barreiras, fornecendo estratégias específicas para acomodar esses alunos.
A realidade dos estudantes com autismo no Brasil
O cenário educacional para pessoas com TEA apresenta desafios significativos. Segundo o Censo da Educação Superior do INEP, apenas 4.018 estudantes autistas estavam matriculados em cursos de graduação em 2019, evidenciando a subrepresentação desse grupo no ensino superior.
Contribuições e recursos adicionais
Além de orientações práticas, o manual abrange um espectro amplo de informações sobre o autismo, incluindo os diferentes níveis do transtorno, comorbidades potenciais e direitos dos autistas. Este recurso gratuito alinha-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da Agenda 2030 da ONU, que visa à redução das desigualdades.
Organizações como a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, através da plataforma Autismo e Realidade, complementam esses esforços, promovendo a inclusão e o apoio a alunos com autismo no Brasil.