Nos últimos 13 meses, São Paulo realizou quase 900 obras em escolas e creches por todo o estado, com um investimento de R$ 769 milhões. Essas melhorias não só renovaram as estruturas físicas, mas também introduziram a inovação e tecnologia como um pilar central da educação, transformando unidades escolares em verdadeiros centros tecnológicos.
Recuperação e inovação após desastre
Um exemplo emblemático dessa transformação é a escola estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, em São Sebastião. Devastada por uma chuva histórica em fevereiro de 2023, a escola foi reconstruída com uma arquitetura moderna e sustentável, incorporando salas de aula de vidro coloridas e sem corredores, em uma área de 4000 m² equipada com dispositivos de segurança contra desastres. Atualmente, atende 255 alunos do ensino médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), refletindo o conceito de inovação que norteia as novas unidades escolares da rede pública estadual.
Expansão: inovação e tecnologia nas escolas
Além da reconstrução, o governo estadual anunciou a construção de uma nova escola e creche na região de Juqueí, também afetada pelas chuvas de 2023, reforçando o compromisso com a inovação e a tecnologia na educação. Esse esforço é parte de um movimento mais amplo em São Paulo, onde centros tecnológicos estão sendo integrados às escolas, proporcionando aos alunos acesso a robótica, eletrônica, programação e outras habilidades digitais.
Experiências tecnológicas na sala de aula
Na prática, os alunos estão imersos em um ambiente de aprendizagem enriquecido pela tecnologia. Em uma escola na zona leste da capital, por exemplo, existem seis espaços dedicados exclusivamente à tecnologia, onde os alunos podem aprender desde a montagem e programação de robôs até a criação e edição de vídeos, websites e podcasts. A sala de programação descomplicada, em particular, oferece uma abordagem lúdica e acessível ao ensino de tecnologia da informação, garantindo que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência auditiva, possam participar ativamente.
A integração da tecnologia na educação em São Paulo representa um avanço significativo na forma como o ensino é conduzido nas escolas públicas.