Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Brasileiro indica presença de novo planeta no sistema solar

Pesquisa liderada por brasileiro sugere novo planeta no Sistema Solar, além de Netuno.
Brasileiro indica presença de novo planeta no sistema solar

Um estudo recente realizado por Patryk Sofia Lykawka, do Brasil, e Takashi Ito, do Japão, sugere a existência de um novo planeta em nosso Sistema Solar, situado além de Netuno, na região conhecida como Cinturão de Kuiper.

Publicado na revista The Astronomical Journal, o estudo aponta para a presença de um planeta semelhante à Terra, juntamente com outros objetos transnetunianos, nas fronteiras do Sistema Solar. Rochas geladas e planetas anões, como Plutão, Quaoar, Orcus e Makemake, habitam o Cinturão de Kuiper, localizado cerca de 30 unidades astronômicas depois de Netuno.

De acordo com os pesquisadores, o suposto novo planeta teria entre 1,5 e três vezes o tamanho da Terra, superando em muito os planetas-anões encontrados no Cinturão de Kuiper. Por exemplo, Plutão, que os astrônomos já consideraram um planeta, tem apenas 18% do tamanho da Terra.

No entanto, os cientistas precisam localizar esse novo planeta antes que a existência seja confirmada. Eles continuam analisando os objetos no Cinturão de Kuiper em busca de anomalias nas órbitas que possam indicar a presença de um corpo celeste maior.

Em entrevista à Universidade do Rio Grande do Sul Unisinos, Patryk enfatizou a importância de realizar novas simulações para refinar os resultados, possibilitando uma melhor compreensão da massa e da órbita do planeta hipotético.

A pesquisa realizada por Lykawka e Ito desperta grandes expectativas no campo da astronomia, oferecendo a possibilidade de contribuições para o entendimento do Universo.

Enquanto a existência desse novo planeta permanece envolta em mistério, as investigações desses dois astrônomos prometem agitar o mundo da astronomia nos próximos anos.

Últimas noticias