Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Conheça a Cia Down Dance: uma história de arte e inclusão

Suderj homenageia a Cia Down Dance, destacando a importância da inclusão e acessibilidade através da arte.
Cia Down Dance: Reconhecimento à inclusão pela dança. (Foto: RDNE Stock/Pexels)

Em uma iniciativa que destaca a união entre arte, cultura e inclusão, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) presta homenagem à Cia Down Dance nesta quarta-feira (20). Este grupo é composto por 13 bailarinos com síndrome de Down e uma cadeirante, simbolizando um esforço contínuo para promover a inclusão social pela da dança e pela música.

Origens da companhia

Fundada em 2016 pelo professor Allan Lobato Paiva, a Cia Down Dance nasceu da observação da necessidade de jovens com síndrome de Down em participar de atividades inclusivas e sociais. Acompanhando a formação da companhia, Paiva também criou o projeto Cadeirantes na Dança, ampliando o escopo da inclusão. A companhia, que já se apresentou em programas nacionais e internacionais como “The Wall” e “Jogo de Panelas”, realiza suas aulas no Grupo de Apoio ao Idoso (GAI) em Cabo Frio, RJ, duas vezes por semana.

Um espetáculo de empatia e arte

O “Meu Mundo Down” é um dos destaques do projeto, uma apresentação de dança que narra a história e os objetivos da Cia Down Dance e do projeto Cadeirantes na Dança. Dirigido por Lobato, o espetáculo, com duração de 1h20, não apenas promove a inclusão social por meio da dança, mas também visa desmistificar estereótipos e combater o preconceito contra pessoas com deficiência.

O reconhecimento da Suderj

A homenagem da Suderj, conforme expresso por seu presidente Renato de Paula, não só reconhece o valor da diversidade e da inclusão, mas também enfatiza a importância da cultura como ferramenta de acessibilidade. Esta celebração reitera a crença de que a dança de salão e a música são para todos, um princípio fundamental para a Cia Down Dance, conforme destacado pelo professor Allan Lobato Paiva.

Esta iniciativa da Suderj, ao homenagear a Cia Down Dance, sublinha o compromisso com a promoção da inclusão social por meio da arte, evidenciando o papel vital da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível.

Últimas noticias