Com a retomada das aulas e o consequente aumento do tráfego nas cidades, o Instituto Aromeiazero, uma ONG dedicada à redução das desigualdades sociais por meio da bicicleta, lançou o Guia “A Bicicleta como Ferramenta Pedagógica”. O objetivo é transformar a realidade urbana, promovendo a mobilidade ativa, saúde e redução da poluição através da integração da bicicleta na rotina diária dos estudantes.
A bicicleta: um guia pedagógico
O manual educacional para uso de bicicletas é uma iniciativa para integrar vivências à educação, estimulando o desenvolvimento comunitário e a reapropriação dos espaços públicos como áreas de aprendizado e convívio. Além disso, visa combater problemas apontados por relatórios da ONU, como doenças ligadas às mudanças climáticas, aumento dos casos de ansiedade e depressão, e obesidade infantil entre as crianças.
Experiência comprovada com o Projeto Rodinha Zero
A publicação se baseia na experiência bem-sucedida do projeto Rodinha Zero, implementado pelo Aromeiazero desde 2016, que já ensinou mais de 4.200 crianças a andar de bicicleta sem rodinhas. Realizado em colaboração com escolas municipais de São Paulo, SESCs, e outros espaços urbanos, o projeto educacional foi reconhecido com uma menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania em 2019.
Contribuições da ONG
O Instituto Aromeiazero, uma organização sem fins lucrativos ativa desde 2011, tem se dedicado a empregar a bicicleta como um meio de combater desigualdades sociais. Com o apoio do Itaú Unibanco e leis de incentivo, suas ações se concentram em periferias e comunidades vulneráveis, promovendo a bicicleta não apenas como um meio de transporte, mas também como um vetor de expressão cultural, geração de renda e adoção de um estilo de vida saudável. Este esforço está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, enfatizando a saúde e bem-estar, além de cidades e comunidades sustentáveis.
Visão futura
Com o lançamento deste guia pedagógico para bicicletas, o Instituto Aromeiazero reafirma seu compromisso com a educação, saúde e sustentabilidade urbana. A iniciativa de integrar bicicletas ao ensino busca melhorar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que responde aos desafios contemporâneos de mobilidade urbana e saúde pública.