No Distrito Federal, a segurança alimentar recebe um impulso com a expansão dos restaurantes comunitários. Moradores de Arniqueira, Recanto das Emas, Planaltina, e Pôr do Sol já se beneficiam das três principais refeições do dia disponíveis nos restaurantes comunitários por apenas R$ 2,00. Esta iniciativa garante que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a alimentação segura e nutritiva todos os dias da semana.
Novos Contratos e Atendimento
A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Vanderléa Cremonini, destaca a importância da ampliação: “À medida que os contratos das outras unidades se encerrem, a gente vai incluindo as novas refeições e a ampliação no horário de funcionamento no novo contrato a ser celebrado”. Isso reflete o compromisso do governo em melhorar continuamente o acesso à alimentação de qualidade.
Próximas Inaugurações
Com previsão de que todas as 16 unidades estejam operando plenamente até o fim de 2025, as regiões de Varjão e Portelinha, em Samambaia, estão na fila para ganhar novos restaurantes ainda neste semestre. As obras estão na reta final, e a licitação para a gestão dos serviços já está em andamento, com um contrato estimado em R$ 33,4 milhões.
Segurança Alimentar Ampliada
Com a adição de Sobradinho, São Sebastião, Itapoã e Brazlândia à rede, estima-se que cerca de 450 mil refeições sejam servidas mensalmente nas quatro novas unidades. Isso não só aumenta o alcance do programa, mas também reforça o compromisso do GDF em assegurar que a segurança alimentar seja uma realidade acessível a todos no DF.
Restaurantes comunitários no DF
O projeto dos restaurantes comunitários no DF demonstra um modelo eficaz de apoio à população em vulnerabilidade, oferecendo refeições balanceadas a um custo extremamente acessível. À medida que o programa se expande, mais residentes do Distrito Federal se beneficiarão dessa iniciativa vital para a segurança alimentar e nutricional.