Energia renovável na pista de dança
A tecnologia de conversão de energia nas pistas de dança representa um avanço na indústria do entretenimento focado na sustentabilidade.
O conceito surgiu na Europa, graças à visão do empresário holandês Stef Van Dongen, fundador de uma start-up voltada para soluções sustentáveis. Ele investiu 250 mil euros na criação da primeira pista de dança que aproveita a energia gerada pelos dançarinos para alimentar suas instalações.
A ciência por trás da inovação
Essa ideia utiliza a piezoeletricidade, um fenômeno que permite a certos materiais, como a cerâmica misturada com cristais de quartzo, gerar energia elétrica sob pressão.
Na prática, as pistas de dança capturam o impacto das pisadas dos frequentadores, convertendo-o em eletricidade. Esse processo não apenas fornece uma fonte de energia alternativa, mas também promove uma experiência de entretenimento ambientalmente responsável.
Primeiras implementações e expansão
O clube Watt, localizado em Roterdã, foi o primeiro a adotar essa ideia de sustentabilidade.
O projeto é uma iniciativa da Sustainable Dance Club, uma empresa composta por um grupo de inventores, engenheiros e investidores holandeses dedicados à integração da sustentabilidade no setor de entretenimento.
O sucesso dessa tecnologia abriu caminho para sua aplicação em outros ambientes com grande circulação de pessoas, como academias, ginásios e estações de metrô, demonstrando seu potencial de expansão.
SWG3: armazenamento de calor corporal
Além da conversão de movimentos em energia elétrica, a empresa SWG3, situada em Glasgow, Escócia, introduziu uma abordagem complementar ao conceito de discotecas sustentáveis.
Sua pista de dança sustentável é capaz de absorver e armazenar o calor corporal dos dançarinos, potencializando a geração de energia.
Com a capacidade de armazenar calor suficiente para aquecer até 65 casas a partir da energia gerada por 1.000 pessoas, essa tecnologia destaca a versatilidade e o impacto positivo das soluções energéticas sustentáveis no setor de diversões.